TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia do sistema nervoso

Tese: Anatomia do sistema nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Esta atividade tem por objetivos proporcionar uma melhor compreensão sobre Neurociência básica, enquanto aprendemos mais sobre anatomia que envolve o sistema nervoso. Assim utilizarei de textos para que ocorra a descrição dos órgãos que formam este sistema e um melhor detalhamento sobre funções básicas das sinapses e das substancias neutransmissoras.

2. DESENVOLVIMENTO

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal).

O Sistema Nervoso é dividido em Central e Periférico. O SNC recebe, analisa e integra informações, é o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).

Nosso sistema nervoso central divide-se em duas partes: Encéfalo - situado no crânio e formado pelos seguintes órgãos: cérebro, cerebelo, ponte ou protuberância e bulbo. Medula espinhal tebral - localizada no canal vertebral.

O encéfalo e a medula formam o sistema nervoso central.

ENCÉFALO

O Encéfalo é o centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. De um ponto de vista filosófico, pode-se dizer que a função mais importante do encéfalo é servir como estrutura física subjacente à mente. Do ponto de vista biológico, entretanto, a função mais importante do encéfalo é gerar comportamentos que promovam o bem-estar. O encéfalo controla o comportamento sejam ativando músculos, seja causando a secreção de substâncias químicas, como os hormônios. Os encéfalos podem ser extremamente complexos. O encéfalo humano contém cerca de 86 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas. Podemos encontrá-lo localizado no interior do crânio, protegido por um conjunto de três membranas, que são as meninges. É constituído por um conjunto de estruturas especializadas que funcionam de forma integrada para assegurar unidade ao comportamento humano.

CÉREBRO

O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso. O cérebro humano divide-se em dois hemisférios: esquerdo e o direito. O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Enquanto o hemisfério direito é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade. O hemisfério esquerdo diz-se dominante, pois nele localizam-se duas áreas especializadas: a Área de Broca (B), o córtex responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke (W), o córtex responsável pela compreensão verbal. No cérebro há uma distinção visível entre a chamada massa cinzenta e a massa branca, constituída pelas fibras (axônios) que interligam os neurônios. A substância cinzenta do cérebro, o córtex cerebral, é constituído corpos celulares de dois tipos de células: as células de Glia e os neurônios. O córtex cerebral humano é um tecido fino (como uma membrana) que tem uma espessura entre um e quatro mm e uma estrutura laminar formada por seis camadas distintas de diferentes tipos de corpos celulares de neurônios. As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas de lobos cerebrais, tendo cada funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem. O lobo frontal fica localizado na região da testa; o lobo occipital, na região da nuca; o lobo parietal, na parte superior central da cabeça; e os lobos temporais, nas regiões laterais da cabeça, por cima das orelhas.

DIENCÉFALO

O diencéfalo é uma parte do cérebro localizada inferior e anterior ao corpo caloso. O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior de cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas relacionadas com o III ventrículo. O tálamo está relacionado com alterações no comportamento emocional, que decorre, não só da própria atividade, mas também de conexões com outras estruturas do sistema límbico que regula as emoções. Hipotálamo controla a temperatura corporal, regula o apetite e o balanço de água no corpo, o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual.

TRONCO CEREBRAL

O Tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central situado entre a medula espinhal e o cérebro. No tronco cerebral encontram-se assim localizados os núcleos que presidem aos mecanismos homeostáticos mais básicos como o ritmo cardíaco, a respiração e a dor. Quando ocorre lesão destes núcleos, a troca de informação entre o SNC e o resto do organismo não se verifica e, desta forma é declarada a morte cerebral do indivíduo (o indivíduo é declaro morto mesmo que o coração esteja a bater – verifica-se uma paragem do tronco cerebral).

O tronco cerebral tem três porções que são de baixo para cima: Bolbo raquidiano, Protuberância, ponte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com