TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Sistema Nervoso Central

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO DA 18° SEMANA DA ANATOMIA HUMANA

MARIA APARECIDA GUSMÃO SILVEIRA, 8000642

BACHARELADO EDUCAÇÃO FÍSICA  

PROFESSOR: GUILHERME TAMANINI

BELO HORIZOTE - MG

2016

Questão 1: Quais são as partes do sistema nervoso central?

O sistema nervoso central é a porção central mediana, que está alojada no crânio e no interior do canal vertebral, também chamado de neuroeixo. É formado pelo encéfalo, composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico e pela medula espinhal.

Questão 2: Quais são as partes do sistema nervoso periférico?

O sistema nervoso periférico é a parte que está fora do neuroeixo, sendo composta pelos nervos, gânglios espinhais e terminações nervosas.

Questão 3: O sistema nervoso pode ser dividido funcionalmente em duas partes sendo o sistema nervosos somático e sistema nervoso visceral. Diante dessa afirmação, qual é a importância destas duas partes para o nosso corpo?

O sistema nervoso somático controla os movimentos voluntários, através de suas fibras eferentes, e, também, a sensibilidade da pele e estruturas articulares do corpo, através das fibras aferentes; assim, pode-se dizer que ele adapta o indivíduo ao meio externo. O SNC e SNP podem ser funcionalmente inseridos nesse sistema nervoso somático.

o sistema nervoso visceral cuida do meio interno, isto é, das vísceras. Também apresenta fibras aferentes, que transmitem as sensações viscerais (dor, fome e plenitude gástrica) e fibras eferentes que levam os impulsos motores até o músculo liso, o músculo cardíaco e as glândulas. Os componentes eferentes do sistema nervoso visceral formam o sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático.

Questão 4: O que são os nervos espinhais? Qual a função das suas raízes?

Os nervos espinhais são aqueles que fazem conexão com a medula espinhal através de duas raízes, a raiz anterior e a raiz posterior.

A raiz anterior é formada pelas fibras eferentes ou motoras, que têm origem na coluna anterior da medula espinhal e dirigem-se até os músculos estriados esqueléticos para produzirem suas contrações. A raiz posterior é formada pelas fibras aferentes ou sensitivas, que se iniciam em um receptor e conduzem as informações sensitivas (dor, tato, pressão, temperatura e vibração) até a coluna posterior da medula espinhal. Os corpos dessas fibras estão localizados nos gânglios espinhais, localizados bem próximos da medula espinhal.

Há 31 pares de nervos espinhais, sendo oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e um coccígeo. Do quinto ao oitavo nervos cervicais e o primeiro torácico formam o plexo braquial que inerva os músculos, a pele e as estruturas articulares dos membros superiores. O plexo lombossacral é formado pelos nervos espinhais do segundo nervo lombar ao primeiro coccígeo, que inerva os músculos, a pele e as articulações dos membros inferiores.

Questão 5: Quais são as meninges que envolvem o sistema nervoso central?

As meninges que envolvem o sistema nervoso são: dura-máter, aracnoide e pia-máter.

A dura-máter é a mais externa, mais espessa e resistente das meninges. A dura-máter medular envolve a medula e, inferiormente, ela forma o saco dural que reveste a cauda equina e o filamento terminal e continua-se superiormente com a dura-máter craniana que possui algumas diferenças, como a presença de dois folhetos.

A aracnoide está localizada entre a dura-máter e a pia-máter e é mais delgada que a dura-máter.

A pia-máter é a mais delgada e a mais interna de todas, estando aderente ao tecido nervoso de tal modo que fica quase impossível separá-la dele. No término da medula espinhal, no cone medular, a pia-máter continua-se para formar o filamento terminal.

Questão 6: Quais são as funções do cerebelo?

As funções do cerebelo são importantes para o controle da postura e do equilíbrio, sendo o responsável pela coordenação da atividade motora do corpo, tornando os movimentos mais harmônicos.

Questão 7: Quais são as funções do hipotálamo?

O hipotálamo está localizado abaixo do tálamo, do qual está separado pelo sulco hipotalâmico, e, embora seja uma área bem pequena, é uma das mais importantes do SNC, pois está relacionada com o controle hormonal e visceral, buscando a manutenção da homeostasia (equilíbrio das funções orgânicas). Ao hipotálamo pertence a hipófise, estrutura nervosa que controla a secreção de todos os hormônios. Dentre as diversas funções do hipotálamo, podemos citar: regulação da temperatura corporal, controle da ingestão de alimentos e água e da eliminação de água pela urina (diurese), comportamento sexual e emocional, entre outras

Questão 8: Citar os lobos que formam o telencéfalo.

O telencéfalo desenvolve-se bem mais do que o diencéfalo, constituindo os chamados hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, que são divididos incompletamente pela fissura longitudinal.

o telencéfalo forma duas massas laterais volumosas, conhecidas por hemisférios cerebrais, que são incompletamente divididos pela fissura longitudinal em hemisfério direito e hemisfério esquerdo, ligados internamente por uma massa de substância branca conhecida por corpo caloso. Esses hemisférios são divididos em lobos que recebem os nomes dos ossos do crânio com que se relacionam; assim, temos os lobos: frontal, parietal, occipital e temporal. Na superfície externa dos lobos, existe uma camada de substância cinzenta, conhecida por córtex cerebral, que é a sede de processamento de todos os estímulos que chegam até o cérebro.

REFERÊNCIAS DE PESQUISA

SILVA, C. T. V Anatomia humana geral. Batatais: Claretiano, 2013 (Material Didático Mediacional – Unidade 6)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (243.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com