TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ANATOMIA II SISTEMA NERVOSO

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.153 Palavras (29 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

BIOMEDICINA

DANIELA DA SILVA VARGAS

TRABALHO DE ANATOMIA II

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA ENDÓCRINO

SISTEMA LINFATICO

LAGES

2016

DANIELA DA SILVA VARGAS

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA ENDÓCRINO

SISTEMA LINFATICO

Trabalho  apresentado ao Centro Universitário UNIFACVEST como parte dos requisitos para a obtenção de nota para a disciplina de Anatomia II, da segunda fase de Enfermagem

Profª. Dra. Gessiane Ceola

Lages, SC____/____2016. Nota _____._____________

____________________________________________________________________

Prof. Dra.Gessiane Ceola

LAGES-SC

2016[pic 2]

  1. Qual a função do sistema endócrino no corpo humano?

O sistema endócrino é assim chamado porque possui glândulas sem ducto (ou ductos excretores) que secretam suas substâncias (hormônios, que são mensageiros químicos) na corrente sanguínea.

A principal função do sistema endócrino no corpo humano é a manutenção da homeostasia ( manter o meio interno sadio, para  quer possa suportar as alterações do ambiente externo) e dos múltiplos sistemas hormonais de quase todas as funções corporais, incluindo metabolismo, crescimento e desenvolvimento, balanço hidroeletrolítico, reprodução e comportamento. Podendo ser citado como exemplo o hormônio do crescimento, sem ele uma pessoa seria anã.(nanismo hipofisário).

DANGELO, Jose Geraldo; FANTINI, Carlos Américo. ANATOMIA HUMANA SISTEMICA E SEGMENTAR. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 199 p.

  1. Qual a diferença entre a “comunicação” do sistema nervoso e do sistema endócrino?

No sistema nervoso, os impulsos são veiculados dispondo de uma via exclusiva de distribuição, que são os neurônios.

O sistema endócrino possui glândulas que secretam hormônios, sua comunicação se dá através da corrente sanguínea, (da glândula produtora até o órgão alvo), os efeitos são mais intensos e duradouros do que as mensagens do sistema nervoso que se comunica através de impulsos nervosos (sinapses).

DANGELO, Jose Geraldo; FANTINI, Carlos Américo. ANATOMIA HUMANA SISTEMICA E SEGMENTAR. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 199 p.

  1. Fazer um resumo entre 250 e 500 palavras sobre cada componente do sistema endócrino no corpo humano citando, localização, funcionalidade, principais hormônios, regulação, patologias.

Hipófise

A principal porção da hipófise esta situada na fossa hipofisal do osso esfenóide.Faz parte e está ligada  ao hipotálamo por uma haste, o infundíbulo,o lobo anterior da hipófise é a adenohipófise e o lobo posterior a neuroipófise, com origens embrionárias distintas e produção de hormônios diferentes.

A hipófise anterior secreta o hormônio do crescimento que tem a função de  estimular a síntese protéica e o crescimento global da maioria das células e tecidos; TSH , que estimula a síntese de secreção dos hormônios da tireóide(tiroxina e triidotironina), ACTH, que estimula a síntese e a secreção de hormônios adrenocorticais(cortisol,androgênios e aldosterona), prolactina que promove o desenvolvimento das mamas femininas e a secreção de leite, FSH  hormônio que o crescimento dos folículos nos ovários e maturação de espermatozóides nas células de Sertoli nos testículos,e LH, hormônio que estimula a síntese de testosterona nas células de Leydig dos testículos; estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo e também a síntese de estrogênio e progesterona nos ovários.

A hipófise posterior secreta o hormônio antidiurético (ADH), também chamado de vasopressina que aumenta a permeabilidade de água nos túbulos renais, aumentando sua reabsorção e causa vasoconstrição e aumento da pressão arterial. A deficiência de ADH causa a diabetes insipidus.

         A oxitocina é o hormônio que estimula a ejeção de leite das mamas e contrações uterinas, durante o trabalho de parto (efeito sobre músculos lisos), provoca também a contração dos ductos das glândulas mamárias e saída do leite.

O quadro determinado pela falta do hormônio do crescimento chama-se de nanismo hipofisário. O excesso de hormônio de crescimento, na infância provoca gigantismo.

DANGELO, Jose Geraldo; FANTINI, Carlos Americo. ANATOMIA HUMANA SISTEMICA E SEGMENTAR. 3. ed. Sao Paulo: Atheneu, 2007. 201 p

Glândula Tireoide

Esta glândula está situada na parte medial do pescoço, abraçando parte da traquéia e laringe. Seu formato assemelha a um H ou um U, apresentando dois lobos, direito e esquerdo, unidos pelo istmo. Do istmo sobe um prolongamento o lobo piramidal, em forma de cone. O tamanho da glândula é variável, em geral nas mulheres é um pouco maior que nos homens ( da mesma idade).O tamanho, volume e dimensão, podem  ser avaliado através do ultra-som, tendo importância no diagnóstico de doenças que a afetam.

O hormônio secretado são Tiroxina(T4) e triiodotironina(T3), sendo suas principais funções: aumentar as taxas de reações químicas na maioria das células, aumentando assim a taxa metabólica corporal e Calcitonina responsável por promover a disposição de cálcio nos ossos diminuindo a concentração do íon cálcio no líquido extracelular.

A tiroxina aumenta a velocidade dos processos de oxidação e de liberação de energia em todas as células do corpo, aumentando a taxa metabólica bem como a geração de calor, além de estimular a produção de RNA e a síntese de proteínas.Sua produção excessiva causa o hipertireoidismo, sendo que os principais sintomas são o emagrecimento, agitação, nervosismo, pele úmida, crises de taquicardia aumento da pressão arterial entre outros.Se o hipertireoidismo afetar uma criança, determinara deficiência no crescimento e  no desenvolvimento sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (351.6 Kb)   docx (443.7 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com