TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Teoria DISC

Por:   •  23/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DE JOINVILLE-FURJ[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO – TURMA VI

Análise da Teoria DISC sobre o ambiente de trabalho: Padrões Industriais

TUPY S.A.

Hisham Amin Alkaram

Introdução

Através do uso de uma das ferramentas mais confiáveis de análise comportamental, serão estudadas as características de equipes de trabalho da área de Padrões Industriais da empresa TUPY S.A., de forma a observar os impactos positivos e negativos nas tarefas diárias, que transformam toda a parte técnica da manufatura em custos de produção.

A Teoria DISC

Baseada nos conceitos encontrados no livro As Emoções das Pessoas Normais de William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard, a teoria DISC trata-se de uma técnica de identificação de estilos comportamentais observáveis, separadas em 4 padrões: Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade, que deram origem à sigla da teoria.

A teoria é uma ferramenta muito utilizada para auxiliar empresas nos processos de seleção, servindo para adequar perfis comportamentais a requisitos desejáveis para posições em questão. Abaixo um breve descritivo de cada perfil:

  • O perfil Dominante indica pessoas com foco voltado para resultados, competitivas e determinadas. Não lidam bem com situações em que perdem o controle.
  • Os Influentes possuem seu foco em pessoas e procuram interagir com otimismo, confiança. Seu ponto fraco está na sensação de não ser importante para o próximo, de não ser amado.
  • Já para os Estáveis, o ponto forte está na atuação em atividades rotineiras, processos que não sofrem alterações bruscas no cotidiano. São pacientes e bons estrategistas, mas se sentem incomodados com mudanças não-planejadas em suas rotinas.
  • Por último, os Cautelosos: pessoas cuidadosas, focadas nos detalhes e na precisão. Gostam de análises lógicas e exatidão. Temem por errar nos detalhes em suas atividades.

Importante ressaltar que a teoria DISC não avalia competências, experiência profissional, inteligência emocional, personalidade e caráter. Como já citado anteriormente, trata-se de uma ferramenta para auxiliar empresas a identificar tendências comportamentais das pessoas.

A área: Padrões Industriais

A área de Padrões Industriais da TUPY S.A. pertence ao setor de Controladoria e, resumidamente, atua na quantificação da produção em termos econômicos, ou seja, definir toda a “receita” de produção do produto, desde a lista técnica de materiais até a definição do roteiro de produção, utilizando-se de ferramentas como Fichas Técnicas elaboradas pela Engenharia, análise de métodos e tempos, entre outras ferramentas. Ferramentas estas que assegurem à companhia que o valor de produção de um determinado item esteja o mais próximo possível do real.

Assim, podemos identificar como responsabilidades da área:

  1. Assertividade da Lista Técnica de materiais, através da garantia de que o consumo de materiais de produção esteja o mais próximo possível da situação real considerando, inclusive, perdas do processo;
  2. Assegurar que os Roteiros de Produção dos diferentes produtos estejam de acordo com seu fluxo produtivo real, respeitando a capacidade de cada Centro de Trabalho (conjunto homens-máquina);
  3. Criar/monitorar as diferentes versões de produção que um produto pode ter (diferentes combinações de Listas Técnicas e Roteiros para a produção de um mesmo produto);
  4. Conduzir o fluxo de atualização de pesos dos produtos;
  5. Propor/simular melhorias no processo e os custos resultantes das alterações;
  6. Entre outras atividades e projetos relacionados.

A área está segmentada de acordo com os diversos processos produtivos disponíveis na companhia: Fusão, Macharia e Moldagem, Acabamento, Usinagem e Produtos Próprios (Conexões, Perfis e Granalhas), sendo que, para cada processo destes foram designados dois profissionais. Em seguida, serão abordados os resultados da análise das equipes segundo a Teoria DISC, avaliando vantagens e pontos de atenção de cada um.

Fusão

A equipe do processo de Fusão trata das listas técnicas/roteiros/versões relacionadas à produção das Ligas base e corrigidas (ligas base + correções) de ferro. Conforme a teoria DISC, a equipe conta com o trabalho de um profissional com perfil CI e outro com perfil DS.

As vantagens dessa configuração podem ser percebidas na sinergia existente entre os dois componentes, onde se complementam as tarefas do cotidiano. Cabe ao perfil CI a qualidade nos detalhes do trabalho e na análise lógica, com a facilidade de transição e comunicação entre as diferentes áreas interessadas – produção, engenharias, comercial – aliado ao foco nos resultados e desafios do perfil DS, que garante o funcionamento dos processos e no planejamento de atividades de forma estratégica, definindo as prioridades e relevância de cada atividade.

Por se tratarem de perfis diferentes, é possível que haja dificuldades na interação entre os dois membros, ou até mesmo falta de entrosamento na execução dos trabalhos.

Macharia e Moldagem

        Nestes dois processos a equipe responsável tem como foco as areias/resinas/aglomerantes, usadas para produzir os machos – “negativo” da peça, que determinará o formato interno esperado – sendo alocados nos moldes – caixas de areia, que servem como “leito” para o ferro líquido que formará, juntamente com os machos específicos, o produto fundido.

A configuração atual desta equipe conta com um profissional SI, focado nos processos, e outro profissional DI, com foco nos resultados. As vantagens desta configuração asseguram uma equipe com muita facilidade na transição entre as áreas, requisito necessário para uma equipe responsável por dois processos independentes, mas relacionados a uma matéria-prima principal: as areias. Pode-se perceber também, uma garantia no respeito à entrega de resultados dentro dos prazos estipulados; e a condução dos procedimentos cotidianos com empenho e determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com