TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Caso - Desenvolvimento Ciclo Vital

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

Hérica Rusevy (RA: F000087)

Izabella Sardinha (RA: N492457)

Larissa A. Xavier (RA: F038572)

Mikaelle Almeida (RA: N462HD7)

O CASO DE SALIM:

Análise de Caso

GOIÂNIA – GO

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

Hérica Rusevy (RA: F000087)

Izabella Sardinha (RA: N492457)

Larissa A. Xavier (RA: F038572)

Mikaelle Almeida (RA: N462HD7)

O CASO DE SALIM:

Análise de Caso

Trabalho para obtenção de conhecimento

e nota de APS na disciplina de Psicologia

do Desenvolvimento Ciclo-Vital orientado

pela professora Inês de Campos Gomes

GOIÂNIA – GO

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO.....................................................................

2.1. Aspectos físicos..............................................................................................

2.2. Aspectos Cognitivos.......................................................................................

2.3 Aspectos Social e da Personalidade...............................................................

3. SITUAÇÃO PROBLEMA...................................................................................

4.  REFLEXÃO......................................................................................................

5. CONCLUSÃO....................................................................................................

6. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho de Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital, abordaremos uma observação à situação problema de Salim. Que tem como objetivo, eliminar o julgamento e o senso comum, ao avaliar um caso concreto, através da técnica de reflexão.

A terceira infância, também nomeada “meninice” abrange a faixa etária de seis a doze anos, no qual se enquadra o caso abordado. Esse tempo é marcado pela fase escolar em que o crescimento cognitivo, físico, social e da personalidade será notório no seu grande salto qualitativo. É nessa janela da infância em que as forças e habilidades físicas se aperfeiçoam e o crescimento físico continua de forma a preparar a criança para a adolescência. Enquanto isso, a memória e as habilidades da linguagem aumentam, tendo como resultado a capacidade para a educação formal.

Além disso, o egocentrismo da segunda infância diminui e os amigos passam a assumir uma importância fundamental. Tal período é considerado de extrema importância, pois o que ocorre durante essa fase determina se o desenvolvimento da auto-imagem da criança e sua relação com a auto estima será positivo ou negativo, influenciando grandemente no seu modo de vida nas próximas etapas.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

2.1 Aspectos Físicos

De acordo com Helen Bee, a terceira fase ou meninice (6 a 12 anos) começa com o dramático “pulo de crescimento”, as alterações são constantes e é dado um “salto” em seu desenvolvimento físico. As crianças entre 6 e 12 anos, crescem de 5 a 7,6 centímetros e obtém cerca de 2,7 quilos por ano.

As áreas sensoriais e motoras são os principais locais de crescimento cerebral, durante o primeiro “pulo de crescimento”. O avanço nessas áreas pode ser referente aos eminentes aperfeiçoamentos nas habilidades motoras finas e no comando “olho-mão” que comumente ocorrem entre 6 e 8 anos.

No hemisfério central, com a lateralização da “percepção espacial”, ocorre o avanço na meninice, da criança adquirir a competência de detectar e agir de acordo com as associações entre objetos no espaço. Porém, a “percepção espacial” complexa, só torna-se vigorosamente lateralizada após os 8 anos.  

2.2 Aspectos Cognitivos

Em torno dos seis anos (meninice) inicia-se a formação educacional da criança, porque é nessa idade que começam adquirir habilidades no processamento de informações, linguísticas, lógicas e importantes marcos na formação do pensamento maduro e do desenvolvimento acadêmico.

Segundo Piaget, é na meninice o estágio operatório-concreto, onde tem como centro a construção, aplicação e equilíbrio dos esquemas lógicos.                Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno acontece por meio da interação social, com outros indivíduos e com o meio. "O desenvolvimento de nossas reações é a história de nossa vida".

 É nessa fase (6 a 12 anos) que a criança obtém um grande avanço em seu desenvolvimento, tornando-se mais comunicativo, social e competente esforçando-se para descobrir e interagir em um novo meio.

Segundo Goleman, a capacidade das crianças na segunda infância de controlarem suas emoções estão grandemente relacionadas a medida de desempenho acadêmico, pois sem inteligência emocional o potencial intelectual se torna inalcançável.

Entretanto, algumas crianças desenvolvem problemas cognitivos na escola, podendo ser influenciados pelas experiências adquiridas durante a 2° infância.

2.3 Aspectos Social e da Personalidade

 Nesse aspecto o que se tornam únicas são as experiências vividas por cada criança em seu ambiente de interação, que resultará em respostas emocionais e comportamentais que irão refletir em distintas características de personalidade, auto conceito, amizade e apegos que contribuem para equação do desenvolvimento na fase da meninice.

É nessa fase que a alfabetização é inserida. No entanto, de acordo com Erik Erikson, as etapas posteriores a meninice (adolescência e vida adulta) serão vivenciadas com sentimentos de inferioridade caso haja alguma falha durante esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com