TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL ENTREVISTA: ADOLESCÊNCIA

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  1.931 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA
PSICOLOGIA

Maria Fernanda X B De Carvalho

Rafael Fernandes Goncalves

Gabriel Goncalves Verissimo

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL
ENTREVISTA: ADOLESCÊNCIA

 

ARAÇATUBA, 2015

SUMARIO

INTRDUÇÃO        

OBJETIVOS        

ENTREVISTA.        

TEORIA X PRATICA        

CONCLUSÃO        

 

 


INTRDUÇÃO 

A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência, porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde). 

 

OBJETIVOS 

O trabalho busca, através de uma entrevista, relatar desenvolvimento social, físico e cognitivo de uma adolescente 14 anos, e comparar a pratica com as bases teóricas vistas em sala de aula. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENTREVISTA. 

Ana Lívia Pacheco, quatorze anos, sexo feminino, estudante cursando o ensino fundamental, mora com os pais, primeira filha, irmã de um menino e outra menina, originaria de classe média alta. 

Qual é a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? 

-Eu chego da escola, eu durmo, faço alguma atividade a tarde, ou fisk, ou educação física, eu não pratico muito esporte, não tenho nenhum hobbie, de vez em quando eu caminho. 

Como é seu relacionamento familiar? 

-Tenho um relacionamento familiar muito bom, eu converso de tudo com meus pais, e eu acho muito bom. 

Como é o seu relacionamento social/ amizades?  

-A, eu acho bom também, embora eu não tenha tantas amigas, conversamos sobre tudo, saímos muito, somos muito próximas, eu acho muito bom também. 

Como é o seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias?  

-Eu tenho um pouco de dificuldade no assunto, porque não é o mesmo, mas é bom, meus primos são todos muito mais velhos, e meu relacionamento com eles é bom, apesar de não fazermos as mesmas coisas e não falar sobre as mesmas coisas. 

Como você acha que é a vida das pessoas de sua idade? No que a sua vida é semelhante ou diferente?  

-Eu acho que é diferente a relação familiar, porque eu tenho amigas que a relação entre elas e os pais delas é diferente da minha, e eu penso que é semelhante no fator socioeconômico, essas coisas de estudarem todas em escola particular, terem as mesmas coisas, fazerem as mesmas coisas. 

Comparando com outro momento de vida, quais as semelhanças e diferenças que você percebe? 

-Eu acho que cinco anos atrás eu tinha muito mais coisas, mais atenção dos meus pais porque depois veio meus irmãos, ai eu tive que aprender a dividir tudo, no começo eu sentia muito cumes dos meus irmãos, principalmente quando minha irmã nasceu, mas depois fui me acostumando. 

Quais assuntos, temas, problemas, preocupações, medos são vitais para as pessoas de sua idade? Em relação a estes temas ou outros, quais são importantes para você? Como? 

-Minha maior preocupação é ir bem na escola, eu acho que é isso, porque meus pais cobram isso, sabe? E eu não estudo muito, então chega o dia de prova e eu fico muito doida porque eu não consigo estudar, minha maio preocupação é isso, ir bem. 

Tem medo de alguma coisa? 

-Medo de perder alguém, alguém da minha família, algum dos meus amigos, alguém que eu goste muito. 

O que você acha que é muito importante para você agora? 

-Eu tenho que começar a pensar nas coisas que eu quero fazer no futuro, e eu tenho que começar agora, se eu quisesse passar e uma faculdade muito boa eu já tinha que ter começado a estudar, porque isso seria muito importante na frente. Estudar, eu acho que seria muito importante. 

Como as pessoas de sua idade costumam encarar a profissão/ocupação?  

-Eu não sou a pior aluna, mas também não sou a melhor, eu converso muito acho que acaba atrapalhando a sala. Tenho mais dificuldade em matemática, em exatas, agora nas outras eu fico na média. Eu acho que a sala tem uma imagem de que eu atrapalho a aula, mas eu vou bem nas matérias, so não vou bem em matemática, e nas matérias de exatas mesmo. 

Como as pessoas de sua idade costumam encarar o amor, a sexualidade?  

-A sexualidade a gente passou a ver já com outros olhos, uma coisa mais normal devido a tantas informações que tem hoje em dia, passamos a encarar isso de uma forma mais normal do que as pessoas viam antigamente, porque antigamente esse tema não era muito falado, e hoje nós conversamos muito com os pais, com os amigos, então passamos a encarar isso de uma forma muito mais normal. O amor também, porque antes as pessoas quando encontravam alguém elas já casavam, hoje a gente namora, encontra uma pessoa que a gente gosta de verdade, também de uma forma mais natural. 

 E em relação a homossexualidade? 

-Eu tenho amigos que são muito preconceituosos em elação a isso, mas eu já li muito sobre, e encaro isso de uma forma muito natural, porque isso é uma opção que cada um tem, essa opção é por afeto, não adianta de nada ser casada com uma pessoa com quem você não tem amor, não tem afeto, e eu nada tenho a ver se a vizinha dorme com uma mulher, ou se o vizinho dome com outro homem. 

Como você acha que as pessoas o veem, neste momento de vida? No que você percebe que mudou? O que o levou a tais mudanças?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (178.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com