TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Alice no País das Maravilhas

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  3.443 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do filme Alice no País das Maravilhas

Caroline Ferreira dos Santos

Alice no País das Maravilhas é um filme baseado no clássico do mesmo nome escrito por Lewis Carroll, o filme foi lançado em 2010 e dirigido por Tim Burton. Ele conta no elenco pessoa como Mia Wasikowska, Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Anne Hathaway.

O filme se passa 13 anos após a história original, quando Alice percebe que será pedida em casamento entra em desespero, avistando assim o coelho branco e ao segui-lo acaba voltando ao mundo de fantasias que conheceu quando era criança, lá encontra com figuras a lagarta azul, o chapeleiro Louco, a rainha branca, a rainha vermelha, entre outros.

Pode-se considerar que Alice vive aventuras em seu sonho, onde esse País das Maravilhas seria o mundo onírico dela. Os sonhos tem conteúdo psicológico fundamental, eles são a experiência subjetiva que se mostra na consciência durante o sono.

São diversos os enigmas que Alice tem que resolver ao decorrer do filme, em especial o seu primeiro em que tem que encontrar uma chave para abrir uma pequena porta que a levaria para o País das Maravilhas, representando a passagem do consciente para o inconsciente, pois é através do sonho que o inconsciente é revelado.

 O inconsciente é atemporal, ele não se organiza cronologicamente, para a interpretação do sonho é preciso que se procure entender em sua totalidade, vendo além do que está ali, pois os eventos podem ser confusos e desorganizados, misturando realidade e fantasias, revelando desejos e angustias do individuo. No mundo de Alice os animais falam e vivem como humanos, assim como cartas e outros seres inanimados.

No filme ainda podemos ver o que se pode interpretar a angustia de Alice em relação ao seu corpo, ao crescimento, são diversas às vezes em que ela cresce e diminui ao decorrer do filme, o que demonstra de certa forma que ela está sofrendo mudanças, que são rápidas, abruptas, que a deixa sem jeito e com dificuldade de litar com tal situação, onde não reconhece o seu corpo.

São diversas as considerações que se pode fazer acerca do filme, algo que demandaria uma análise maior. É interessante perceber as nuâncias da história e a relação que se pode fazer com a interpretação dos sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com