TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise experimental pronto o certo

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O Tralho é baseado em cima de um documentário do projeto rede C@ps, que possui 23:58 minutos de duração. Foi baseado no poema “A casa dos mortos” de autor Babu, um ex-presidiário que apresenta problemas mentais. O documentário expõe o cotidiano de um hospital da Bahia. Os 23 minutos do documentário dividi- se 3 atos com história de pacientes da instituição. “A casa dos mortos”. Com 96 versos e 10 estrofes, Bubu teve 12 passagens pela casa dos mortos.

Assistemático

O documentário é relatado em hospital psiquiátrico, chamado HCT.Manicômio judiciário Salvador/Bahia. Logo na entrada do hospitalo documentarista já é recebido por um homem descalço, vestindo uma blusa amarelae short amarelo, aparentando ter problemas na fala, logo após começam aparecer vários detentos, relatando que não mataram ninguém, que já passou o seu tempo de cadeia,e ainda continuam preso. Em um pátio grande e aberto, é possível ver vários detentos, uns deitado no chão do pátio e outros sentados,não a nenhum momento demonstração de agressividade. Ao entrarem dentro do hospital nos deparamos com algumascamas ao corredor, com  detentos deitados. Vejo ao decorrer do vídeo, tirando os mais agressivos, os outros detentos ficam juntos e com liberdade de andar tanto no pátio,como dentro do hospital, nas primeiras imagens não há nenhuma trancas em portas ou janelas eles caminham livre dentro do hospital. Em nenhum momento do começo do vídeo vejo enfermeiros ou vigilantes. O lugar aparenta ser um lugar triste e solitário. O video também aparece um refeitório, onde os detentos aparecem andando em fila organizada para  sua alimentação, atrás de um balcão com grade pessoas servem a comidaque feita em  badejas de ferro.

1° cena “O suicídio de Jaime”

O documentário aparece um narrador falando sobre a personalidade de um detendo chamado por ele de Jaime,ele relata que Jaime e uma pessoa muito agressiva tanto fora e dentro do hospital, é um cara inconfiável, que quando menos espera ele mata. Ele é usuário de drogas e tem problemas psicológicos,no documentário aparece também o próprio Jaime relatando porque estava preso em um hospital psiquiátrico. Passando se 5 dias após Jaime relatar seu crimes, aparece um detento narrando como Jaime se suicidou.Ele foi isolado dos outros pela sua agressividade e risco de vida que trazia paraoutros presidiários, Jaime acabou tirando a própria vida, se enforcando na porta da cela com um lençol.

2° “Cena o retorno de Antônio”.

O documentário mostra um senhor negro aparentado ser cego de uma vista. Preso em por uma algema em uma caminhonete. Esse senhor começa a falarde forma coerente como se chamava, e logo após começa a dizer coisas sem sentido. Sr. Antônio como é chamado no documentário aparece em uma sala com uma mulher aparentando ser enfermeira. Essa suposta enfermeira começa a fazer avalição, existir em perguntar se o detento estava tomando seus remédios, e Sr. Antônio começa a responder novamente palavras desconexas e sem sentido.Em uma hora do documentário, aparece uma descontração dos detentos, cantando em grupos com instrumentos musicais, tambémaparece uma cena que aparenta ser um culto evangélico.

3° cena “A morte de Almeida”

Idoso e negro com a cabeça raspada,considerado um detento com problemas psiquiátricos. Sr. Almeida como é relatado no documentário foi apreendido por atingir um garoto de 14 anos com uma pedrada após tentar levar sua bicicleta. Sr. Almeida também falava palavras desconexas,sem sentido.

Sistemático

Conforme o relato do hospital sobre o Jaime, trata-se de uma pessoa agressiva e não confiável. Quando menos espera ele mata. É um usuário de drogase tem problemas psicológicos. No documentário o próprio Jaime relata como foi parar no HCT.Que teria feito uso bebidas alcoólicas, drogas, remédios controlados ao cometer seus crimes. Ao relatar seus crimes não aparenta nenhum remoço ou emoção, apenas um sorriso bem vazio no rosto, não demonstra nenhuma forma de arrependimento.Jaime acabou cometendo outro homicídio no hospital, apenas 2 meses que estava preso teria mantado um detento com pé de cabra, Jaime diz que o detento ficava mostrando seu órgãos sexuais pra ele,e o provocando, disse que acabou perdendo a cabeça, estava descompensado, sem tomar seus remédios. A todo momento mostra ser uma pessoa lúcida em suas falas, observo que Jaime detalha os crimes cometido com muita clareza de detalhes, lembrando até os locais que foram cometidos. Após o homicídio no hospital, Jaime foi para uma cela isolada onde que acabou cometendo suicídio.

Analise do Comportamento

Analisando o comportamento de Jaime, olhando pela teria de Freud, ao meu ver trata-se de um transtorno psicótico. A psicose são formas de doença mental muito intensa e incapacitante. A loucura foi originalmente usada para referir a essa classe de transtornos,ainda hoje a loucura e um termo jurídico usado para designar indivíduos que não podem gerir seus próprios assuntos de forma adequada,como resultado de transtorno mental grave.

Características da Psicose

Marcado pela perda de controle voluntario dos pensamentos, emoções e impulsos, apsicose pode ser comparada com ativação automática deuma chave mestra que regula as percepções, sentimentos e ações do indivíduo. Diminui a capacidade de diferenciar entre a realidade e experiências subjetivas. Fantasias são aceita como verdades. A realidade pode ser alterada com asubstituição das experiências subjetivas(delírios e alucinações). Marcado desorganização da personalidade. A capacidade de funcionamento emocional e social adequado são particularmente afetadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com