TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila: Automação TMS Prefácio

Por:   •  8/5/2020  •  Artigo  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Automação TMS

Prefácio

A necessidade da automação dessa atividade foi observada após a automação do TMP, como possível e desejável para operação, e serviu de motivação para a construção desse documento que deve servir de facilitador para o prosseguimento de construção de um RPA para esse fim.

Para esse processo não há nenhum RPA prévio desenvolvido, entretanto, observamos que a arquitetura da solução desenhada para o TMP serve para o TMS com modificação apenas no detalhamento dos processos.

Características

Como sugestão para essa automação sugerimos o mesmo desenho do Caça POS

  1. Deve ser constituída de uma aplicação em VBA Excel, com scripts agregados.

  1. A macro faz interações com o Internet Explorer na página web do TMS.

Fluxo lógico da aplicação

[pic 1]

Descrição dos itens do fluxo

  •   🡪 Início

[pic 2]  🡪 Abre Internet Explorer

[pic 3]  🡪 Para ultrapassar a tela de problema de certificado pode-se replicar a rotina do TMP onde o Excel chama um script vbs, aguarda sua execução e depois retoma o controle verificando se a página alvo foi alcançada.

Os prints das telas que devem ser transpassadas pela aplicação nessa etapa podem ser acompanhados pelas imagens anexas A1 e A2.

[pic 4] 🡪Se não logado 🡪 logar-se, através de automação da página anexa A3.

[pic 5] 🡪Após validar o login prossegue a consulta ao ticket cujo detalhamento pode ser visualizado na imagem anexa A4.

[pic 6]  🡪 Interações % X é 0 ou interação é a última?                                      Fórmula que serve para dizer quando se deve reproduzir um salvamento automático para minimizar possíveis perdas de dados ocasionadas por erros ou outras eventualidades. O % representa o resto da divisão por X que é um parâmetro que representa de quantas em quantas ordens de serviço eu devo efetivar o salvamento. Um X muito pequeno pode gerar lentidão no processo em contrapartida, um X muito grande pode gerar uma perda significativa de informação em caso de erro. Consideramos apropriado um X de 100 interações.

[pic 7]🡪 Há duas situações possíveis ao efetivar a Consulta Ordem de Serviço:

  1. a ordem pode já estar finalizada (uma data valida aparece no campo “Finalizado em”), deve-se efetuar o log e prosseguir para próxima ordem.

Obs.: Essa etapa pode servir de confirmação para validar se a última ordem foi cancelada refazendo as etapas A3 e A4 com o mesmo ticket após a etapa A7.

  1. a ordem está ativa (o campo “Finalizado em” está em branco), deve-se seguir para o Cancelamento OS e só após, efetuar o log.

[pic 8] 🡪 O passo a passo dessa etapa pode ser visto nos anexos A5 à A7 e depois de conclui-los deve-se prosseguir para efetivação do log já com o resultado da operação em mãos.

 

[pic 9] 🡪 Na aplicação desenvolvida o log e demais informações capturadas pelo RPA são gravados nas células à direita da ordem de serviço atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (732.6 Kb)   docx (429.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com