TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ar Poluído Com Fuligem

Artigos Científicos: Ar Poluído Com Fuligem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa estabelecer uma comparação entre o material da vídeo aula sobre inteligência emocional e um vídeo elaborado por estudantes universitários com a temática: a influência da inteligência emocional no ambiente de trabalho. Identificando qual tipo de inteligência possui ou ausenta cada personagem do vídeo proposto.

De acordo com o material da vídeo aula, durante muito tempo prevaleceu a ideia de que o sucesso profissional era determinado pelo Quociente de Inteligência (QI) de uma pessoa, ou seja, por sua capacidade mental. Porém, isso mudou.

O vídeo elaborado pelo grupo universitário dramatiza situações cotidianas no ambiente laboral enfatizando a relevância da inteligência emocional na produtividade dos funcionários e, consequentemente da empresa.

Cada vez mais fica evidente a importância do equilíbrio emocional na vida pessoal e na construção de uma carreira sólida e bem-sucedida.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O material da vídeo aula apresenta uma explicação sobre inteligência emocional e suas áreas de habilidades. Seu entendimento ajudará a identificar os tipos de inteligência no vídeo desenvolvido pelos estudantes universitários.

Para conceituar inteligência emocional, nada melhor que seu criador. De acordo com Daniel Goleman inteligência emocional significa a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada.

Após visualização dos vídeos, foi feita a análise sobre cada personagem e identificada a existência ou ausência da inteligência intrapessoal e/ou interpessoal nos mesmos.

O personagem do chefe no vídeo possui um comportamento que leva a reconhecer a falta de inteligência interpessoal quando ele não consegue perceber que sua secretária Flávia tem algo a dizer e a interrompe toda vez que ela tenta estabelecer um diálogo com ele, portanto, esse personagem tem dificuldade de reconhecer as emoções em outras pessoas. Entretanto, esse personagem apresenta habilidade em trabalhar cooperativamente com os outros quando, ainda que de maneira não muito sutil, dá uma nova chance ao personagem Jurandir de entregar o relatório em atraso.

Analisando a personagem Flávia pode-se perceber que a secretária não apresenta a inteligência emocional do tipo interpessoal, demonstrando dificuldade de se relacionar com as pessoas. Apresenta também ausência da inteligência emocional do tipo intrapessoal, o que provavelmente tenha sido uma das causas da depressão desenvolvida por esta personagem.

Já o personagem Jurandir peca no que diz respeito à inteligência intrapessoal. Ele não consegue lidar com a pressão de assumir uma responsabilidade a mais em sua rotina de trabalho. Na medida em que o profissional demonstra dificuldade na administração do tempo pode acarretar baixa produtividade trazendo prejuízos à empresa. O personagem apresenta também a falta inteligência interpessoal uma vez que, demonstra claramente o seu descontrole emocional quando é advertido pelo chefe. Diante da intransigência do chefe, da ausência do colega, o personagem apresenta falta de habilidade em lidar com seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com