TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Tecnicas De Negociacão

Exames: Artigo Sobre Tecnicas De Negociacão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Negociação pode ser entendida como sendo um processo por meio do qual as partes envolvidas se deslocam de suas posições originais, inicialmente divergentes, para um ponto no qual o acordo possa ser realizado (ROJOT, 1991).

Negociação é um processo de comunicação entre duas partes, que tem por objetivo se chegar a uma decisão conjunta. Para isso é necessário o uso da informação e do poder, a fim de se poder tentar influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensões. É o meio pelo qual as pessoas lidam com suas diferenças e tentam fazer um acordo mediante concessões mútuas.

A definição da palavra negociação é “negação ao ócio”, ou seja, para que exista uma negociação é necessário que exista muito trabalho. O processo de negociação é um excelente instrumento para se resolver conflitos, mas precisamos tomar muito cuidado, pois se uma negociação for mal conduzida, ela pode agravar o desacordo.

Uma negociação pode ser considerada positiva quando ela produz como resultado um acordo sensato, ou seja, aquele que atende, na medida do possível, os interesses legítimos de cada uma das partes negociantes, é duradouro e considera os interesses dos steakholders envolvidos.

Além disso, a negociação é positiva quando ela é eficiente e aprimora, ou, no mínimo, não prejudica o relacionamento entre as partes. Também é fundamental o uso da criatividade em um processo de negociação.

O resultado de uma negociação é o grau de atendimento à missão e às metas traçadas. Durante a negociação são formulados pontos de vista e delineadas áreas de concordância e de desacordo. Para que exista um resultado positivo em uma negociação é necessário que os negociadores estejam interessados em chegar a um acordo e o resultado de uma negociação é o resultado negociado, e não um resultado merecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com