TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Tecnicas Para Artigos

Por:   •  26/6/2019  •  Artigo  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

Título do artigo (Arial, 14, negrito, centralizado, espaço simples)

Título em inglês (Arial, 14, negrito, itálico, centralizado, espaço simples)

Nome do autor (Arial, 10, negrito, alinhado à margem direita)[1]

Nome do autor[2] (se houver um terceiro autor, seguir formatação)

Resumo (Arial, 12, negrito, justificado)

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como as diretrizes gerais de formatação geral. O Resumo deve iniciar-se com o recorte temático e deve descrever sucintamente o objetivo do artigo e a metodologia empregada. Por fim, sintetizam-se as conclusões gerais. O Resumo deve ter apenas um parágrafo, com no máximo dez linhas.

Palavras-chave: artigo científico; modelo; orientações metodológicas. (No mínimo três, no máximo cinco, com letras minúsculas e separadas por ponto-e-vírgula)

Abstract (Arial, 12, negrito, justificado)

Texto do resumo transcrito para o inglês.

Keywords: Mesmas palavras, vertidas para o inglês.

1. Introdução

Texto do artigo em Arial, 12, espaçamento 1,5, com recuo na primeira linha.

O objetivo deste documento é esclarecer aos alunos o formato que deve ser utilizado no artigo a ser desenvolvido como trabalho integrante das disciplinas de Literatura Portuguesa I e II. Este documento serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. A bibliografia utilizada para a elaboração desse artigo deverá ser composta por livros e artigos atuais sobre o tema escolhido.

Como na maioria dos textos da produção acadêmica, o artigo deve ser composto de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão (BRUNO, 2007).

A Introdução descreve sucintamente aspectos que demonstram a relevância do tema, sua atualidade e pertinência à área de estudo. Deve-se iniciar a Introdução apresentando fatos e dados extraídos da revisão da literatura que produzam o encaminhamento lógico por intermédio do qual iremos ratificar a relevância de nossa abordagem, assim como sua atualidade. As referências, ao elucidarem autores, escolas de pensamento e revistas científicas, revelam, ao mesmo tempo, a pertinência do tema e do problema de estudo à área temática.

Ainda na Introdução, devem ser informados aspectos básicos metodológicos, que orientem o leitor sobre o método de investigação empregado, suas limitações e vantagens para a consecução dos objetivos do estudo.

A Introdução culmina na descrição sucinta das seções do artigo, que compõem a etapa de Desenvolvimento, e apresenta suas principais conclusões. Na parte Desenvolvimento, são apresentadas as seções descritas anteriormente. Para citações diretas com menos de três linhas, incluí-las no corpo do texto, entre aspas seguidas (SOBRENOME DO AUTOR, data da publicação, página). Para citações diretas com mais de três linhas:

Arial, 11, recuo esquerdo de 4 cm, sem recuo na primeira linha, espaçamento simples (6 pontos antes, 12 pontos ao final da citação).

O desenvolvimento é a parte nuclear do trabalho, por vezes denominada corpo do trabalho. Nesta parte, discute-se o problema apresentado na introdução, bem como aspectos da metodologia utilizada para a realização do estudo. De acordo com as características do problema, das técnicas utilizadas e do estilo do autor, pode-se dividir o desenvolvimento em partes ou capítulos, e cada capítulo em subtítulos ou itens sem perder a unidade do trabalho. (SOBRENOME DO AUTOR, data da publicação, página)

Para citações indiretas, observar o exemplo. De acordo com Fulano (2017), citar a fonte de referência é essencial (p. x). Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no parágrafo a seguir (BELTRANO, 2017).

O artigo encerra com a seção Conclusão, seguida das Referências bibliográficas.

2. Formatação geral

O artigo completo deve ter no mínimo oito e no máximo dez páginas, com as referências bibliográficas. A margem lateral esquerda e a margem superior devem ter 3,0 cm e as margens inferior e direita devem ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4.

Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, em negrito. O título da primeira seção deve ser posicionado duas linhas abaixo das keywords.

Corpo do texto (Introdução, Desenvolvimento e suas seções e Conclusão): o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento de 1,5 entre linhas.

  • No caso do uso de listagem de tópicos, o marcador a ser utilizado é este que aparece no início desta frase;
  • Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3.. ou a, b, c..), devem ser utilizados os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores;
  • Após as listas, deixar um espaço de 12 pontos, como aparece a seguir.

No caso de divisão em seções, sua ordenação deve seguir o sistema de numeração progressiva, com subtítulos de caráter informativo. Recomenda-se evitar o excesso de subdivisões cujos títulos devem ser curtos e adequados aos aspectos relevantes do conteúdo.

Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé para referências que deverão constar do final do trabalho, seguindo as normas da ABNT. As notas de rodapé devem ser essenciais para a complementação do texto e devem ser usadas com critério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (232.9 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com