TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Tecnicas sustentáveis

Por:   •  16/9/2017  •  Artigo  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto sustetável unifamiliar

Claylton J. Do Nascimento, cl_aylton@hotmail.com; Guilherme Walter Pereira, gwp@outlook.com; Silvio Cesar Evangelista, fuzzion001@hotmail.com; Weverton,wevertonbrasil1106@gmail.com ; Wilson Henrique Dalsente,wilsondalsente@hotmail.com

Ernani Benincá Cardoso, civil@fadep.br

FADEP - FACULDADE DE PATO BRANCO

Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100[pic 1]

CEP 85503-350 - Pato Branco - PR

Resumo: A pesquisa solicitada tem como objetivo construir uma casa sustentável,apresentando  técnicas sustentaveis  utilizadas atualmente para  reduzir os problemas ambientais causados pelos restos de materiais que sobram das construções. Sabendo dos valores de custo-beneficio  das tecnicas, buscamos algumas para conter o projeto, como: painéis foto voltaicos, torneira com sensor, iluminação de led, Jardim suspenso (telhado verde), ventilação passiva, ventilação cruzada, torre de vento, vidro inteligente polarizado, capitação de agua pluvial, cisternas, aquecimento da água, bloco de cimento celular, piso vinílico. Algumas tecnicas sustentaveis, inicialmente tem seu custo elevado pois não há muita utilização nas atuais residencias. Os valores variam muito de acordo com cada material, alguns podem ser feito ainda mesmo no projeto, outros o processo de fabricação é mais demorado, e assim aumentando o valor. Constatous-se que atualmente a população está cada vez menos interessadas por ajudar o meio ambiente, deixando quase todas essas tecnicas (com o custo mais elevado) sem utilizar.

Palavras-chave:eficiência energética, conforto térmico, passiva, sustentável.  

Abstract:our survey seek construct house sustainable, submit techniques sustainable utilized currently for reduce its problems ecosystem caused for the rest of materials that remain from constructions. Knowing values of cost - benefit of the techniques, we are looking for some to contain the project, as: photovoltaic panel, faucet with sensor, led lighting,  Hanging garden (green roof), passive ventilation, cross ventilation, wind tower, polarized smart glass, rainwater capitation, heating water, cell cement bloc, floor vinyl. A few  techniquessustainable, initiallyhas it high costsince not is lots ofapplication. The valuesvariedmuch of each material, some Powerbe made still even In the Project, others manufacturing process it's more time consuming, increased value. Determined that today is population  be each time less involved for help is environment, let almost all those techniques (with the cost highest) without use.

Keywords:energy efficiency, thermal comfort, passive, sustainable.

  1. Introdução

A engenharia civil teve seus primeiros traços iniciados aproximadamente entre 4000 e 2000 a.C. no Egito, que foram a construção das grandes pirâmides. Em seguida, teve uma grande conquista, por volta de 200 a. C. que foi a construção da Grande Muralha da China, após isso, os Romanos desenvolveram estruturas extensas em seu império, incluindo aquedutos, pontes e barragens. BrundtlandReport, em 1987, aplicou a primeira definição de desenvolvimento sustentável, ele afirmava que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras. Atualmente a construção sustentável é uma forma de valorização dos aspectos naturais, com maior eficiência econômica e menor impacto ambiental, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras, como por exemplo, nas fases de projeto, na construção, utilização, reutilização e reciclagem de materiais da edificação. Os objetivos da pesquisa é desenvolver métodos que tenham um custo inicial baixo, que sejam sustentáveis para o meio ambiente, tentando solucionar alguns problemas criado pelo homem, como o aquecimento global, efeito estufa, entre vários outros problemas que a sociedade vem enfrentando e que esta cada vez progredindo mais.

  1. Revisão BIBLIOGRÁFICa

É de conhecimento publico que os recurços naturas estao cada dia mais defasados, é notavel a nececidade de ajudar utilisando métodos sustentáveis, que agridam cada vez menos o meio ambinte, seja uma ajuda minima até mesmo dentro das residências já faz a diferença. Então fomentados por estas necessidades buscou-se meios menos agrecivos com o meio ambiente e foi elaborado um projeto de uma residencia ecologicamente sustentavel onde os meios encontrados para concretisar este projeto foram tecnicas sustentáveis que reduzem a necessidade de uma grande quantidade energética e com isso diminuindo a pegada no meio ambiente, as tecnicas buscadas para este projeto foram inumeras, mais as escolhidas para este projeto foram, painéis foto voltaicos, torneira com sensor, iluminação de led, Jardim suspenso (telhado verde), ventilação passiva, ventilação cruzada, torre de vento, vidro inteligente polarizado, capitação de agua pluvial,cisternas, aquecimento da agua, bloco de cimento celular, piso vinílico.

Os painéis foto voltaicos são placas que convertem a luz solar em energia elétrica. A energia do sol é absorvida pelas placas que resultam na produção de eletricidade, apesar do valor dos painéis fotovoltaicos ainda ser de custo elevado eles se pagam em cerca de 6 a 8 anos. A escolha da torneira automática com sensor é evidente pelo fato de libera água com um simples aperto do botão. Depois de alguns segundos, dependendo da regulagem na instalação, a água é cortada e evita o desperdício. A economia é de 25% a 75%, estima o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Já para  parte de iluminação a escolha é simples, ailuminação de led tem um menor consumo de energia e maior vida útil, com maior poder luminosidade em relação as iluminações convencioneis.

O jardim suspenso (telhado verde) é uma técnica que tem como objetivo central o plantio de plantas e algumas hortaliças,com o objetivo de reduzir a temperatura interna e com isso o uso de ar-condicionado, assim diminuir os gastos com energia elétrica, deixando o ambiente com uma temperatura mais agradável. A utilização da ventilaçãopassivae da ventilaçãocruzada tornam este projeto confortavelmente arejado e ajudam no conforto térmico, já a torre de vento onde o vento entra por um lado da torre e sai pelo outro sugando o ar quente do ambiente, fazendo assim, a circulação do ar fresco assim mantendo a qualidade interna do ar pela troca constante, criando ambientes confortáveis, também reduzindo os gastos energéticos, com condicionadores de temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com