TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições da Avaliação Psicológica para a Saúde

Por:   •  16/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

As Contribuições da Avaliação Psicológica para Promoção de Saúde.

Natália Silva Oliveira

Sabe –se que o conceito de promoção de saúde é amplo e abrange a educação voltada para saúde. A partir dos avanços tecnológicos e científicos atrelados as mudanças de estilos de vida e comportamentais tem se percebido um movimento onde não basta somente buscar meios para intervir no tratamento das doenças, mas também se mostra necessária ações que contribuam de forma a prevenir o surgimento das mesmas.

A aposta na prevenção de doenças traz consigo inúmeras vantagens dentre elas a diminuição das ausências do trabalho por motivos de doenças, diminuição dos custos econômicos com a saúde curativa e melhorias nas condições da saúde individual e coletiva.

A aposta da promoção de saúde é educativa – preventiva enfatizando o papel ativo do sujeito e disseminando o conhecimento para que este possa optar por medidas mais assertivas no que diz respeito a qualidade de vida individual e coletiva.

A promoção de saúde e qualidade de vida são fatores indissociáveis que permite de alguma forma melhorar a condição de saúde dos indivíduos, e ações nessa área não se restringe somente as entidades de saúde, como também aos organismos estatais, as organizações, a saúde no local de trabalho e por fim ações individuais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) irá definir como saúde “ um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidades. ”

A partir do entendimento de que saúde não se restringe somente a prevenir e tratar doenças de ordem física é que a Avaliação Psicológica como braço direito da psicologia pode trazer contribuições significativas no contexto de promoção de saúde.

A Avaliação Psicológica não se limita apenas na utilização de testes e técnicas, ela é compreendida como um processo de evidência científica que se aplicada de forma eficaz traz informações relevantes sobre o indivíduo, do seu funcionamento psicológico, das características da personalidade entre outras.

Cabe ressaltar a importância desse processo para um diagnóstico fidedigno pois é a partir daí que, que o profissional poderá traçar uma estratégia terapêutica assertiva que vise reduzir os impactos da patologia que o sujeito já tem como prevenir o possível surgimento de comorbidades. O resultado desse processo permite nos antever o prognóstico do caso, oferecer subsídios para decisões, estabelecer ações e estratégias terapêuticas mais adequadas para ajudar o paciente e recomendações preventivas. (ARZENO, 1995; CUNHA,2003; DALGALARRONDO, 2008).

Portanto, a Avaliação Psicológica não se restringe a utilização de testes e técnicas, mas é compreendida como um processo que vai além da função diagnóstica contribuindo também para ações preventivas que atuem diretamente na qualidade de vida dos sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com