TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Mentais

Ensaios: As Funções Mentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

ATENÇÃO: a-Conceito: A atenção é uma dimensão da consciência que designa a capacidade para manter o foco em uma atividade. Designa, ainda, o esforço voluntário para selecionar certos aspectos de um fato, experiência do mundo interno (p.e. memórias), ou externo, fazendo com que a atividade mental se volte para eles em detrimento dos demais.

ORIENTAÇÃO: a-Conceito: Capacidade do indivíduo de situar-se no tempo, espaço ou situação e reconhecer sua própria pessoa.

MEMÓRIA: a-Conceito: É a capacidade de registrar, fixar ou reter, evocar e reconhecer objetos, pessoas e experiências passadas ou estímulos sensoriais. São fixados na memória fatos ou situações que quando ocorreram provocaram emoções associadas: prazer, medo, etc, ou que foram significativas para a pessoa. Ao ser evocada, a lembrança pode trazer a emoção a ela associada. A memória fotográfica ou automática é a mais fiel, que reproduz exatamente o registro dos fatos, mesmo que a pessoa não os tenha compreendido. A memória lógica e corda o significado essencial das experiências, sem sua reprodução fiel.

HUMOR: Humor é a tonalidade de sentimento predominante, e mais constante, que pode influenciar a percepção de si mesmo, e do mundo ao seu redor.

-PENSAMENTO: a-Conceito: É o conjunto de funções integrativas capazes de associar conhecimentos novos e antigos, integrar estímulos externos e internos, analisar, abstrair, julgar, concluir, sintetizar e criar. O pensamento é avaliado em três aspectos: produção (ou forma), curso e conteúdo.

-LINGUAGEM: a-Conceito: É a maneira como a pessoa se comunica, verbal ou não verbalmente, envolvendo gestos, olhar, expressão facial ou por escrito.

PERCEPÇÃO : a-Conceito: Designa a capacidade de perceber e interpretar os estímulos que se apresentam aos órgãos dos sentidos. Os estímulos podem ser: auditivos, visuais, olfativos, táteis e gustativos.

SENSAÇÃO: É a operação responsável pela comunicação entre o mundo interno do indivíduo e mundo externo, por meio dos órgãos dos sentidos. Sem ela, nenhuma atividade física ou mental seria possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com