TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Neuroses na Psicologia

Por:   •  31/10/2018  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Neurose

Uma doença que causa desequilíbrios na personalidade e através disto faz com que os o contatos socais sejam mais difíceis, os neuróticos então ficam mais ansiosos, mais angustiados, mais deprimidos, mais sugestionáveis, mais teatrais, mais impressionados, mais preocupados, com mais medo, enfim, eles têm as emoções mais acentuadas. A condição da personalidade e do conflito vão ser determinantes para o aparecimento da neurose, esta irá surgir a partir de conflitos e ou traumas, estrutura da personalidade, fatores psicológico, sociais e culturais.

As neuroses têm suas subclassifcações:

Fobias: Se apresenta por um medo intenso, injustificado, frequente e ilógico. Este é um transtorno crônico, dominado por uma ou mais fobias. O paciente tem consciência de que seu medo é irreal, no entanto, sente-se impelido a evitar contato com o objeto de seu pavor, caso contrário é invadido por manifestações físicas de espécie respiratória, cardíaca, digestivas, sensoriais, etc. As neuroses fóbicas podem ser fobias por animais, fobia social, a sangue , chuva, altura,escuro,etc.

Neurose Histérica: Perturbação mental na qual pode surgir uma diminuição do campo da consciência ou alterações motoras e sensoriais, o sujeito raramente tem consciência destas. Elas parecem ter um valor simbólico, muitas vezes explicitado num ganho secundário. Podem caracterizar-se por fenômenos de conversão ou fenômenos dissociativos. Podem surgir alterações espetaculares da personalidade essencialmente superficiais que, as vezes, se manifestam por fugas. Seus sintomas são egocentrismo, teatralidade, e dramatização, erotização das relações sociais, necessidade de agradar, necessidade de ser amado, entre outros.

Neurose obsessiva e compulsiva: É uma doença mental grave, encontra-se como seu resultante as experiências traumáticas. A obsessão são pensamentos ou imagens impostas à consciência do paciente, as quais eles não podem livrar-se, oscilações persistentes e angustiantes a respeito de algo, sem chegar a nenhuma conclusão, ações repetitivas

TRATAMENTO: 

Para se tratar então a pessoa deve fazer  acompanhamento psicológico juntamente com  tratamento médico (com medicamentos) se necessário for, cooperação apropriada do próprio paciente e da sua família. Com essa conduta, felizmente, a grande maioria das neuroses podem ser perfeitamente controlada, proporcionando ao paciente uma melhor qualidade de vida e inegável  bem estar.

http://lidiacraveiro.blogspot.com/2010/05/neurose-obsessiva.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com