TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Públicas

Por:   •  18/10/2018  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA SOBRE A PALESTRA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Acadêmica: Carina de S.

Disciplina: Psicologia da Saúde

Professora: Nádia

Políticas Públicas em Saúde

Seu objetivo naquela palestra era de nos apresentar um pouco de sua caminhada profissional até o presente momento e nos oferecer um leque de informações sobre o SUS, como funciona o atendimento Psicológico, como funcionam os CAPS, entre outras informações importantes, e também toda a parte burocrática da política pública que envolve a Saúde mental dos cidadãos, sejam eles brasileiros natos, ou estrangeiros residentes no Brasil.

Mencionou os diversos atendimentos que ocorrem no CAPS, e que cada demanda têm um CAPS específico. Ela, por exemplo, trabalha no CAPS AD III - Álcool e outras drogas. Disse que no Brasil o acesso a saúde é um direito universal, que no SUS qualquer pessoa pode e deve ser atendida, seja ela de qualquer nacionalidade, o que não é o caso de vários outros países. Mesmo que essa pessoa não esteja com o seu RG ou CNS, ela deve pelo menos passar pelo acolhimento.

Falou da Co-responsabilização, que seria a responsabilidade que os pacientes tratados no CAPS, ou em qualquer outro lugar, também tem que ter em relação ao seu tratamento.

Os pacientes que são encaminhados ao CAPS, em sua primeira visita começam com uma conversa, onde o profissional que os atende procura saber um pouco de sua história, os motivos que levaram ele até ali, se ele procurou o serviço ou algum familiar, amigo, etc., procurou para ele. Esse momento é chamado de acolhimento, que é muito importante, pois ali o profissional conhece a pessoa e verifica se o caso dela é tratado e trabalhado naquele ambiente, ou se essa pessoa precisa de um encaminhamento para dar início ao seu tratamento, em um outro ambiente adequado para a sua demanda.

Os CAPS hoje em dia abordam os casos mais graves, aqueles que geram prejuízos na vida da pessoa, pois o serviço não consegue suportar todas as demandas que chegam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com