TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Públicas Na Psicologia

Por:   •  2/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

A existência de políticas sociais, é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou seja, está ligado ao crescimento do capitalismo, à luta de classes e ao desenvolvimento da intervenção estatal. Neste Política social e método, as autoras apresentam um debate acerca da questão do método, apontando que existem diversas correntes metodológicas que discutem e/ou analisam a política social.

A política Social na perspectiva funcionalista, diz que o objeto se sobrepõe ao sujeito, para Durkheim a origem dos fatos sociais é a sociedade e não os indivíduos, eles exercem influência coercitiva sobre as consciências individuais e por sua rigidez quanto a processos de transformação. O funcionalismo parte do princípio que existem instituições responsáveis por exercer funções específicas na sociedade.

“Os processos sociais devem ser tratados como fatos sociais. Como coisas que não se equiparam à natureza, mas que devem ser analisadas a partir de procedimentos semelhantes”. (Behring e Boschetti, 2006 p.27)

Durkheim incorpora as três dimensões elaboradas: sociedade regidas por leis naturais; pode ser estudada pelos mesmos métodos e processos das ciências da natureza e deve ser estudada de forma objetiva e neutra. Onde comparou a sociedade como um organismo social, composto por coisas e pessoas, ou seja, um organismo vivo composto por órgãos que uma vez tendo problemas poderá comprometer todo o corpo social, levando a um declínio.

Ao contrário do funcionalismo, no idealismo o sujeito se sobrepõe ao objeto, há uma dimensão maior do papel do sujeito, que concebe a realidade como resultado do pensamento, desconsiderando as condições e determinações objetivas.

Para Kant a razão é entendimento, onde é possível reconhecer a realidade nas suas manifestações e expressões, o sujeito faz parte do processo que precisa ser compreendido, não se trata de explicar os fatos e suas causas, mas de compreender o sentido dos processos vivos da experiência humana.

De acordo com a Política Social Marxista, a relação Sujeito e Objeto é relacional, desvia-se do empirismo positivista e funcionalista e do idealismo, onde essa perspectiva o sujeito que quer conhecer de maneira crítica, histórica e de totalidade, nesta perspectiva o sujeito é ativo e reproduz idealmente o movimento do objeto. O conhecimento não é absoluto, mas e possível aprender as múltiplas determinações dos processos sociais historicamente situados.

Política Social como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo. Podem ser explicadas a partir de alguns elementos: Natureza do capitalismo, Papel do Estado na regulamentação e implementação das políticas sociais, o papel das classes sociais.

Entendemos as Políticas Sociais uma conquista para a sociedade, no entanto, ela não é solução das desigualdades que é própria ao mundo baseado na exploração do capital sobre o trabalho.

Grei ... Precisamos RESUMIR esta parte. Pois é a resposta para nosso trabalho ( rsrsrsrs)

 As duas teorias (funcionalismo e materialista) se opõem, pois para o funcionalismo nada muda. As coisas devem ser seguidas como são porque sempre foram assim, não devem ocorrer conflitos, tudo deve estar em harmonia, enquanto que a materialista dialética, tudo muda, se transforma através das contradições, dos conflitos, sendo possível através das lutas trabalhistas ocorrerem mudanças, permitindo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com