TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Resolvidas de Psicologia Comunitária

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para revisão de Psicologia Comunitária

01- Considerando o contexto histórico do surgimento da Psicologia Comunitária, assim como suas bases, discorra sobre os objetivos gerais e suas práticas.

Deselitizar a profissão.

 Melhoria das condições de vida da população trabalhadora, constitui o espaço teórico e prático do que passamos a denominar a “psicologia comunitária” ou “psicologia na comunidade”.

Desenvolver instrumentos de análise e intervenção relevantes para as novas problemáticas que se apresentam aos psicólogos.

Levantamento das necessidades e carências vividas pelo grupo-cliente, que se refere ás condições de saúde. Educação e saneamento básico.

Procura-se trabalhar com os grupos populares para que eles assumam progressivamente seu papel de sujeitos de sua própria história, conscientes dos determinantes sociopolíticos de sua situação e ativos na busca de soluções para os problemas enfrentados.

02 - A interdisciplinaridade é uma das características da Psicologia comunitária. Como a psicologia pode dialogar com os conhecimentos e a atuação de profissionais de outros campos?

Resposta - Reuniões com moradores para análise das necessidades e possíveis soluções, inclusive com o incentivo á formação de grupos de autogestão e á formação de recursos humanos da própria comunidade, e propostas de atividades específicas.

03 - Caracterize as relações comunitárias e apresente exemplos.

Refere-se à atuação de profissionais junto a populações carentes, porém a maioria dos trabalhos dessa época tinham um forte cunho assistencial e manipulativo, utilizando técnicas e procedimentos sem a necessária análise crítica. Ex: prevenção da saúde mental, unindo psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais e educação popular com a participação de pedagogos, psicólogos, sociólogos e assistentes sociais.

04 - Caracterize as relações de dominação e apresente exemplos.

Refere-se a uma “relação” entre pessoas, entre grupos, ou entre pessoas e grupos, através de qual uma das partes expropria, rouba, apodera-se do poder (capacidade) de outros. Ex: Racismo, que, como relação de dominação, tem sua origem na criação de estereótipos e discriminações negativos de um grupo racial sobre outro. Institucionalismo, que consiste em colocar uma instituição, como igreja por exemplo, como única verdadeira, ou como mais importante que todas as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com