TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Motivação

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

MANAUS

MAIO - 2016


LUCIANA GOMES DO NASCIMENTO

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

                Trabalho apresentado ao Prof. (a) Denice Pavone da disciplina de Comportamento Humano nas Organizações da turma 05/PS5P34, turno noturno do curso de Psicologia.

     

Faculdade UNIP – Universidade Paulista

Manaus – 24/05/2016

O que é motivação? Talvez a melhor forma de começar seja dizendo o que não é. Muitas pessoas acham que a motivação é um traço pessoal, isto é, alguns a têm e outros, não. Na prática, alguns gerentes rotulam como preguiçosos empregados que parecem não ter motivação. Este tipo de rótulo pressupõe que um indivíduo é sempre preguiçoso ou não se motiva com o que faz. Nosso conhecimento dos principais conceitos e teorias nos diz que isto não é verdade.

Em 1961, no seu livro "The Achieving Society", David McCleeland apresentou uma teoria sobre as necessidades humanas para explicar a motivação. Nesta teoria, McClelland identificou três necessidades motivacionais: necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.

Esta teoria é um modelo motivacional que procura explicar como é que as 3 necessidades (realização, poder e afiliação) interferem nas ações das pessoas a nível organizacional e de gestão.

De acordo com este autor, todas as pessoas têm as 3 necessidades motivadoras acima indicadas, independentemente do género, cultura ou idade. Para além disto, McClelland destaca que estas necessidades são aprendidas, ou seja, são adquiridas através da experiência, ao longo da vida de cada pessoa. Para cada pessoa, uma das necessidades motivadoras será sempre mais dominante do que as outras duas e depende muito da cultura e experiências de vida.

Na teoria das Necessidades de McClelland, as pessoas não são colocadas em categorias. Elas têm sim vários graus de cada uma dessas necessidades:

  1. Ninguém está apenas num grupo destas necessidades
  2. O saldo das necessidades mostra um perfil
  3.  As necessidades não explicam as competências em qualquer área.

AS 3 NECESSIDADES MOTIVADORAS EM DETALHE

Como foi indicado anteriormente, as 3 necessidades motivadoras, segundo McClelland são:

  1. Necessidade de realização: reflete a vontade de atingir objetivos que apresentam algum desafio; de fazer alguma coisa melhor do que anteriormente
  2. Necessidade de afiliação: tal como o nome indica, traduz o desejo de estabelecer relações pessoais próximas
  3. Necessidade de poder: Vontade de controlar, influenciar e ser responsável pelas outras pessoas.

A cada uma destas necessidades correspondem certas características:

[pic 2]

OBS: Aqueles com um forte poder motivador muitas vezes são divididos em dois grupos: pessoal e institucional. Pessoas com uma unidade de poder pessoal quer controlar os outros, enquanto as pessoas com uma unidade de poder institucional gostariam de organizar os esforços de uma equipe para promover os objetivos da empresa. Como você provavelmente pode imaginar, aqueles com uma necessidade de poder institucional são geralmente mais desejáveis como membros da equipe!

Usando a Teoria

A teoria de McClelland pode ajudá-lo a identificar os motivadores dominantes de pessoas em sua equipe. Então você pode usar essa informação para influenciar a forma de como você definir metas e fornecer feedback, e como você motivar e recompensar os membros da equipe.

Você também pode usar esses motivadores de ofício, ou o projeto, do trabalho em torno de membros de sua equipe, garantindo um ajuste melhor.

Vejamos os passos para utilizar a teoria de McClelland:

Passo 1: Identificar Drivers

Examine sua equipe para determinar qual dos três motivadores é dominante para cada pessoa. Você provavelmente pode identificar motoristas com base na personalidade e ações passadas.

Por exemplo, talvez um dos membros de sua equipe sempre assume o comando do grupo quando você atribui um projeto. Ele fala mais alto em reuniões para persuadir as pessoas, e delega responsabilidades a outros para cumprir as metas do grupo. Ele gosta de estar no controle dos resultados finais. Este membro da equipe é provavelmente impulsionado principalmente pelo poder.

Você pode ter outro membro da equipe que nunca fala durante as reuniões. Ela sempre está de acordo com o grupo, trabalha duro para gerir conflitos quando ocorre, e visivelmente se torna desconfortável quando você fala sobre fazer projetos de alto risco e de alta recompensa. Esta pessoa é susceptível de ter uma forte necessidade de afiliação.

Passo 2: Estruture sua abordagem                                                                                           Com base nos motivadores de condução dos seus trabalhadores, a estrutura de seu estilo de liderança e as atribuições do projeto em torno de cada membro da equipe individual. Isso ajudará a garantir que todos eles fiquem engajados, motivados e felizes com o trabalho que estão fazendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (259.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com