TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de grupo e Relações Humanas - Relatório 1

Por:   •  9/9/2018  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE UNINASSAU - Campina Grande-PB

Departamento de Psicologia

Disciplina: Técnicas de Grupos e Relações Humanas (6º período-manhã)

Professor: Eduardo Breno N. Bezerra

Aluna: Alana Silveira Santos    Matrícula: 04022740

Relatório da 1ª vivência: papéis sociais

Data e local da vivência: a vivência se deu em 10.08.2018, com os alunos do sexto período de psicologia (manhã), no laboratório multidisciplinar de dança e ginástica da Uninassau - Campina Grande, unidade da Estação Velha. A sala escolhida não era uma sala de aula comum; sem carteiras, tinha espelhos e espaço vago.

Objetivo: gerar uma reflexão sobre os papéis sociais que assumimos em nossas vidas, a prioridade que damos a cada um deles, a importância que lhes atribuímos, como atuamos neles, em que pontos podemos melhorar e como seria caso não tivéssemos esses papéis.

Quantidade de pessoas envolvidas: a turma foi dividida em dois grupos de aproximadamente 25 alunos cada um. O professor atuou como facilitador de cada grupo separadamente.

Materiais: foram utilizados folhas de papel, canetas, música e tapetes de borracha.

Procedimentos: primeiramente, colocamos os tapetes de borracha no chão, formando um círculo, e nos sentamos. Acomodados, o professor distribuiu as folhas de papel (metade de uma folha A4 comum para cada participante). Em seguida, pediu que escrevêssemos cinco papeis sociais que assumimos em nosso cotidiano, citando exemplos de alguns papéis (pai, filho, estudante etc.). Feito isso, as luzes foram apagadas, uma música relaxante começou a tocar, fomos orientados a assumir uma posição confortável (sentado, deitado, como preferíssemos) e a fechar os olhos.

Nesse momento, o professor solicitou que fôssemos retirando um papel social por vez (dos que tínhamos escrito), e que imaginássemos os detalhes que sobreviriam com a retirada daquele papel. O exercício foi facilitado quando o professor sugeriu que imaginássemos que vivências deixaríamos de ter, que lugares deixaríamos de conhecer, que ações ou responsabilidades abandonaríamos e como nos sentíamos.

Após a retirada do último papel social, iniciou-se o movimento oposto, isto é, que fôssemos recuperando, um a um, os papéis que havíamos retirado. Assim como foi feito no primeiro momento, o retorno dos papéis se deu de forma gradativa, um por vez, na ordem que aprouvesse a cada participante. Também no movimento de retorno dos papéis sociais, o professor agia como facilitador, ao incentivar a nossa imaginação.

Após o retorno de todos os papéis, recebemos orientações para irmos voltando ao presente, lentamente.

Por fim, voltamos a nos sentar em círculo e compartilhamos nossas experiências, de forma espontânea e livre. O professor comentou que o ideal seria ouvir todos os participantes, mas que o tempo não era suficiente. Mesmo assim, quase todos os participantes se expressaram.

Duração: 30 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com