TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas Da Dinâmica De Grupos E Relações Humanas No Filme Natal De Madagascar

Casos: Perspectivas Da Dinâmica De Grupos E Relações Humanas No Filme Natal De Madagascar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal De Sergipe

Centro De Educação E Ciências Humanas

Departamento De Psicologia

Dinâmica De Grupo E Relações Humanas

Mirela Provinciali Brandini

Perspectivas da dinâmica

de grupos e relações humanas no filme Natal de Madagascar

Nadejane de Souza Humildes

São Cristóvão, agosto de 2014.

Esse trabalho pretende apresentar a perspectiva da disciplina Dinâmica de grupo e as interações humanas, tendo como referência o filme Feliz Natal Madagascar, utilizando as ideias, que dizem respeito a conceito de grupos e organizações apresentadas em sala de aula.

Entenderemos nesta atividade, as ações dos personagens como sendo ações de base para reflexões sobre o comportamento em grupo, concebendo que o homem enquanto ser social, se constitui individualmente a partir das influências que recebe e dá em seu ambiente social, e que, a partir dessa cadeia de Influências esse individuo passa a se posicionar individualmente e em grupo. No filme, a princípio Alex, o leão e seus amigos sentem saudades de sua cidade e do zoológico, onde moravam, pois agora vivem na floresta, sentem falta do grupo maior do zoológico e de sua convivência neste grupo. Com esse sentimento se unem em seu propósito principal de voltar à cidade. Para Olmsted,(1970) entende-se por grupo uma pluralidade de pessoas que se relacionam , se consideram e são conscientes de que tem algo em comum. Grupos primários são caracterizados por laços afetivos, íntimos e pessoais, como por exemplo, a família, no caso de Alex, seus amigos do zoológico. Como exemplo de grupo secundário a junção entre o grupo de Alex e o grupo do rei Julian para combater o Duende Vermelho, ou seja um grupo que não se constitui num fim, sendo um meio para se atingir fins externos.

Alex, saudoso, recorda-se de sua vida na cidade e nesse momento é possível perceber diferentes tipos de grupo e organizações, grupos de outros animais, de cuidadores e de pessoas que visitam o zoológico, de crianças, de adultos..., bem como observa-se que as relações são interdependentes, pois o comportamento de cada componente do grupo influencia no comportamento do outro. Nota-se tratar-se de um grupo, já que existe uma Ideologia comum, que diz respeito às crenças, valores e normas que regulam a conduta destes, e que orienta seus objetivos, onde o principal desejo e objetivo, em comum os move e os orienta, com efeito as pessoas normalmente participam simultaneamente de diversos grupos e de acordo com BRAGHIROLLI (1994),o comportamento humano se dá num ambiente social, é decorrência dele, ao mesmo tempo que o determina.

Os grupos se ligam funcionalmente formando organizações sociais, como exemplo de organização social temos o próprio zoológico, que representa um um sistema integrado de grupos inter-relacionados formado para um objetivo evidente para eles. O grupo de Alex e seus amigos são impedidos de partir de Madagascar para a cidade, por engano, pelo rei Julian e seu grupo que os confundiu com o duende vermelho. Após a constatação desse fato, os dois grupos: o do leão Alex e seus amigos e o grupo do rei Julian se juntam para perseguirem o duende vermelho, que na verdade é o papai Noel e suas renas. Nesse momento se apresentam dois grupos distintos, com finalidades e metas diversas. Mas que se juntam num proposito em comum aos dois grupos.

O grupo do papai Noel e o grupo misto junção entre grupos: do leão Alex e do rei Julian que se uniram com o objetivo de defenderem-se capturando a ameaça representada pelo duende vermelho (papai Noel). Aqui os indivíduos participam simultaneamente de diferentes grupos, que estão ligados funcionalmente entre si, formando uma organização social, num sistema integrado de grupos inter-relacionados com a finalidade de atingir um objetivo explícito: capturar o duende vermelho. (grupo do rei Julian e do Leão contra o grupo do papai Noel.)

Entende-se por grupo como sendo uma organização de pessoas que se unem com metas e objetivos em comum, assim, forma-se um grupo quando pessoas se unem com a mesma finalidade. O leão e seus amigos uniram-se para vencer o desafio de morar na floresta já que compartilham o fato de terem morado na cidade e no mesmo zoológico e sentirem falta dessa vivencia. A integração a um grupo parte da expectativa de que ele satisfaça as necessidades sociais básicas: necessidades de inclusão, de controle e de afeição que são básicas porque todas as pessoas as sentem e são sociais porque serão satisfeitas apenas em grupo e pelo grupo.

De acordo com Soto (2005), as bases para o bom desempenho de um grupo são suas metas, papeis e configurações estruturais, sendo que é preciso que seus membros se identifiquem em suas atividades e compartilhem suas expectativas, assumindo seus papéis funcionais dentro da dinâmica do grupo em que se encontram. As metas do grupo podem ser identificada como formais ou informais: O rei Julian é reconhecido como rei de Madagascar, trata-lo com rei é uma meta formal do grupo. O rei Julian exerce a liderança de seu grupo e importa-se que suas normas e crenças sejam seguidas pelo seu grupo. Ele deseja ser reverenciado e paparicado pelo seu grupo do qual se diz rei, Essa necessidade de afeição representa o desejo de ser valorizado pela própria competência e de ser aceito. Busca a satisfação da sua necessidade de afeto através de um comportamento regredido, almejando que o grupo adote cuidados para ele. Dentro de determinado grupo, são satisfeitas necessidades diferentes. A participação em um único grupo não satisfaz todas as necessidades sociais deles, o que explica a participação em vários grupos. Assim a necessidade de ajudar o papai noel une os grupos com o mesmo objetivo.

A finalidade das renas é ajudar o papai Noel, a quem são leias e fieis, não sabendo responder a outro que as comande. A partir do desenvolvimento e envolvimento do grupo, os componentes, acatam e defendem normas, consolidando seus papéis nesse grupo, em estágios de desenvolvimento do grupo. Cada estágio apresenta uma percepção diferente como por exemplo o estágio de formação, onde há a preocupação com a entrada de membros para o grupo e do que é considerado, como no caso do pinguim que quer se relacionar com uma das renas, mas é privado por parte do grupo de renas, um comportamento aceitável dentro de suas regras e histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com