TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As contribuições da psicologia para a educação

Artigo: As contribuições da psicologia para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Artigo  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

As Contribuições da Psicologia para Educação

A Psicologia é o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Essa tem grande importância na Educação e conta com a ajuda do Psicólogo Escolar para fazer a ligação entre pais, alunos e mestres sempre visando a melhora da vida escolar do educando. Veremos alguns objetivos da Psicologia Escolar, o papel do Psicólogo Escolar, suas competências, campo de atuação e as contribuições de alguns pensadores que foram importantes para a Psicologia da Educação.

A Psicologia Escolar é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, os processos de aprendizagem em diversos fatores como: os mecanismos de aprendizagem, a eficiência das táticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento das próprias instituições escolares quanto à sua organização, desse modo contribuindo de diversas formas para o bom andamento do ambiente escolar. O psicólogo escolar desenvolve o seu trabalho junto do educador de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo para o educando. Seu trabalho é principalmente focado no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem da criança na escola, no entanto, ele focaliza-se também em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto.

A psicologia escolar tem diversos objetivos, como educar e ajudar todos os indivíduos ligados ao ambiente escolar. O papel do psicólogo escolar é de transformar e ajudar um indivíduo a desenvolver suas potencialidades; de considerar que a prevenção ativa das perturbações escolares, sociais ou afetivas dos alunos e a melhoria do ambiente escolar e familiar resultam em benefício da própria sociedade; ter uma atuação preventiva ligada aos processos de identificação, avaliação e de reeducação, favorecendo a dinâmica das relações sociais, passando a exercer as funções de neutralização, integração, diferenciação e de informação; trabalhar com a gestão escolar, assim contribuindo com o processo de aprendizagem.

Conforme Del Prete (1999). As competências são as seguintes:

“[...] Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico; Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para a avaliação dos alunos, de acordo com o projeto pedagógico da unidade escolar; Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula; Assessorar a elaboração de programas e atividades complementares; Analisar e propor alternativas de reestruturação das relações funcionais entre os setores da escola; Avaliar e intervir sobre a qualidade das interações de sala deaula; Analisar e dinamizar os espaços e eventos educativos da escola; Participar na orientação, treinamento e desenvolvimento técnico-profissional dos educadores; Diagnosticar e encaminhar problemas relacionados a queixas escolares”.

Tanto no atendimento aos problemas e dificuldades que surgem na vida escolar como na sua tarefa junto ao professor e ao orientador, é preciso que o psicólogo tenha não só um profundo conhecimento da vida escolar, do processo educativo e das dificuldades que enfrenta o professor, como também haja entre eles uma compreensão mútua.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com