TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As ferramentas psicologia social

Por:   •  5/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo descreve o surgimento de muitos movimentos políticos e sociais, como eles começaram e de que forma contribuíram para um o novo jeito de pensar o homem e a sua relação com a sociedade, que através do estágio, com a experiência prática e na supervisão, criou se novas ferramentas, na quais, elas sempre se “renovam”.

Os autores, para um maior entendimento, dividiram o artigo em ópicos, sendo os primeiros para informar as ideias dos movimentos, suas origens e os motivos que sustentam a posição dos autores, um tópico descreve a criação das ferramentas e os últimos descrevem a relação das ferramentas e as suas relações com as possíveis práticas.

Na universidade surge o estágio para Psicologia Social, caminhando ao lado das mudanças ocorridas no âmbito social e político, com o propósito de trazer ferramentas de intervenções que ajudassem a formação profissional que envolvessem as problematizações envolvendo diversos contextos do indivíduo, como educação, saúde e trabalho.

A psicologia é formada por vários saberes, suas técnicas de intervenções, os profissionais, não podendo ser indiferente a politica, pois suas práticas exercem relações com o individuo e consequetemente com a sociedade, sendo um dos exemplos a atuação do psicologo no atendimento do SUS que podem transformar a vida da comunidade que está inserida.

Durante o estágio criou – se as ferramentas, baseado na supervisão e das experiências dos estagiários em campo, sendo que a supervisão transforma a visão da intervenção no campo de estágio, nas quais os relatos do diário de campo, trazem não só a experiência do estágio em forma teórica e prática, mas também a abertura da experiência de transformar a visão da realidade.

A escrita, traz um papel importante no processo de formação, pois permite a autoanalise, a auto-observação. Proporcionando ao estagiário, através do diário de campo, um momento de deslocamento da sua posição, formando um espaço para relatar suas angústias, além de potencializar questionamentos sobre o estágio.

O olhar, é uma ferramenta que surge como um diferencial, poder observar aquilo que não se vê. Tomando cuidado para não pular pequenos detalhes, por se acomodar, mas ao mesmo tempo não se descontrolar por uma visão única de querer ajudar. Essa ferramenta, traz a importância de construir e descontruir saberes, não só das concepções que o estagiando traz mas também dos indivíduos que são assistidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com