TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções do Crás

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1][pic 2]

CURSO DE PSICOLOGIA

BRUNA PEREIRA POSSAMAI

IASMIN ROSA DE SENE

 JULIA DA ROSA

 THALITA GHELERI BAUER

[pic 3][pic 4]

CRAS

CRICÍÚMA

2017

BRUNA PEREIRA POSSAMAI

IASMIN ROSA DE SENE

JULIA DA ROSA

THALITA GUELERI BAUER

CRAS

 Trabalho para obtenção de nota parcial, para a matéria de Psicologia na saúde e políticas públicas do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

 Professor: João Luiz Brunel.

CRICÍÚMA

2017

SUMÁRIO

  1. Introdução................................................................................................4
  2. Desenvolvimento.....................................................................................5
  1. AS FUNÇÕES DO CRAS E O SEU SURGIMENTO.................................5
  2. NORMAS E LEIS QUE REGEM O CRAS.................................................7
  3. A COMPOSIÇÃO DO CRAS SE ORIENTAM PELAS DIRETRIZES DA NOB-RH/SUAS.........................................................................................9
  4. HISTÓRICO............................................................................................10
  5. ENTREVISTA DO CRAS DA PRÓSPERA.............................................12
  1. CONCLUSÃO.........................................................................................14
  2. REFERÊNCIA.........................................................................................15

  1. Introdução

Neste presente trabalho será apresentado o que é o CRAS, como ele surgiu, quais as leis e normas que o regem, suas funções, além de esclarecer qual é o trabalho do psicólogo dentro do CRAS.

O CRAS desenvolve um trabalho de prevenção para famílias em condições de vulnerabilidade social, sendo responsável pelo cadastro dos programas de transferência de renda (bolsa família, renda mínima, minha casa minha vida entre outros). Além de oferecer oficinas, que são ofertadas de acordo com a necessidade de cada comunidade. O mesmo mantém contato com as escolas de seu território e também encaminha casos para outras unidades de saúde públicas quando necessário.

  1. Desenvolvimento

2.1 AS FUNÇÕES DO CRAS E O SEU SURGIMENTO

O Conselho Nacional de Assistência Social através a Resolução nº 109 de dezembro de 2009 aprovou a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais organizados por níveis de complexidade do SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

Os Serviços de Proteção Social Básica incluem: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica no seu território de abrangência. Esses serviços devem ser ofertados diretamente no CRAS, desde que disponha de espaço físico e equipe compatível. Quando desenvolvidos no território do CRAS, por outra unidade pública ou entidade de assistência social privada sem fins lucrativos, devem ser obrigatoriamente a ele referenciados.

O CRAS é uma unidade de atenção social básica, é responsável pela oferta de serviços às famílias, grupos e indivíduos, atuando na prevenção e riscos e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários (ANDRADE, 2010).

O CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. É um serviço de caráter preventivo, protetivo e proativo (BRASIL, 2009).

O CRAS assume como fatores identitários dois grandes eixos estruturantes do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização. O primeiro eixo se refere a centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social.

O segundo eixo se refere à centralidade do território como fator determinante fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e risco sociais, bem como para seu enfrentamento.

Todo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS desenvolve, obrigatoriamente, a gestão da rede socioassistencial de proteção social básica do seu território e oferta o Programa de Atenção Integral à Família – PAIF.

gestão territorial da proteção básica responde ao princípio de descentralização do SUAS e tem por objetivo promover a atuação preventiva, disponibilizar serviços próximo do local de moradia das famílias, racionalizar as ofertas e traduzir o referenciamento dos serviços ao CRAS em ação concreta, tornando a principal unidade pública de proteção básica uma referência para a população local e para os serviços setoriais (BRASIL, 2009).

PAIF é o principal serviço de Proteção Social Básica, ao qual todos os outros serviços desse nível de proteção devem articular-se, pois confere a primazia da ação do poder público na garantia do direito à convivência familiar e assegura a matricialidade sociofamiliar no atendimento socioassistencial, um dos eixos estruturantes do SUAS. O PAIF, reconhecendo a família como espaço privilegiado de proteção e desenvolvimento das pessoas, tem por objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária – uma das garantias afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social (2004) e somente pode ser ofertado pelo poder público, por meio da equipe de referência do CRAS (BRASIL, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (328.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com