TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, observar e analisar os comportamentos de um rato virtual, tendo em vista como uma futura aplicação Psicológica em Humanos.

Nota-se a sucinta descrição de tarefas realizadas pelo rato de laboratório; cujos princípios Básicos do Comportamento estão: Reflexo, Reforço e a Modelagem.

Dedicamos ao leitor todo o conforto possível para melhores conhecimentos, desse fato a fim de concluir ao se quer “ideias mastigadas” sobre a introdução da mesma, claro, ponderando e usufruindo bem a pesquisa como um filtro de informações.

Enfim, discutimos alguns referencias da observação e apresentamos características de um determinado estimulo a um comportamento, com uma sucinta descrição por um gráfico quantitativo.

2. MÉTODO

O método de trabalho está o Ratinho da Caixa de Skinner juntamente com os livros Snnify e Princípios Básicos de Análise do Comportamento (MOREIRA & MEDEIROS); cujo cada integrante da aplicação observa os derivados Comportamentos Laboratoriais.

2.1 Sujeito

-Sniffy.

Sniffy o rato Virtual, é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental.

2.2 Ambiente, materiais e instrumentos

Os experimentos foram realizados no laboratório através dos procedimentos de observação do comportamento foram transcritos em folhas para cálculos quantitativos.

Materiais: caixa de skinner. Como o próprio nome já diz é uma caixa pequena o suficiente para abrigar o animal a ser testado, continha um vidro transparente na frente, uma barra do lado direito, um local para o fornecimento de comida, uma luz e um alto-falante que poderiam ser acionados.

2.3 Procedimento

Desenvolveu-se três determinadas tarefas, sendo elas no Nível Operante; Treino ao Comedouro e Modelagem.

Nível Operante: Foi aberto o programa mencionado acima sendo o Sniffy, onde observamos e anotamos minuto a minuto dos comportamentos do sujeito como farejar, levantar, limpar, pressionar a barra e beber a água; em uma folha que nos foi dado no laboratório (que segue em anexo), com a marcação de tempo no relógio.

Logo após os 15 minutos observados e anotados, os resultados obtidos foram somados de cada comportamento emitido pelo sujeito, onde foi salvo como nível operante (save as nível operante). O critério para este experimento foi à observação dos comportamentos apresentados pelo sujeito durante todo o tempo de aula.

Treino ao Comedouro: Foi iniciado o programa do Sniffy e aberto o nível operante ( file, open, nível operante). Onde foi apresentado ao sujeito o reforço toda vez em que ele estava próximo ao comedouro, sendo assim o sujeito iria associar que ao clicarmos o espaço no teclado do computador soava um sino que o sujeito sabia quando havia o alimento.

Modelagem: Iniciamos o programa Sniffy (file, open e abriu o arquivo ″ Treino ao comedouro" mudamos para o Design Operant conditioning experiment no menu Experiment para bar pressing).

Foram selecionados os comportamentos imitidos pelo o sujeito, pois ao levantar no fundo da caixa era para dar o reforço ao ratinho, após alguns instantes deste procedimento foi possível perceber que ao sujeito pressionava a barra sem a intervenção do experimentador o arquivo foi salvo como modelagem (save as modelagem).

3. RESULTADOS

Os resultados a seguir demonstram os dados observados em todos os comportamentos do rato, Sniffy.

Observa-se que houve mudanças para alguns comportamentos apresentados por Sniffy durante o processo de condicionamento, enquanto não havia nenhum tipo de condicionamento, alguns dos comportamentos do rato eram repetitivos chegando a números elevados, após dado início ao processo de condicionamento houveram mudanças significativas no comportamento de Sniffy e que as suas respostas foram reduzindo pouco a pouco exceto a frequência de limpar-se que apresentou elevação diferente das outras respostas.

A tabela 1 abaixo apresenta frequência total de respostas NO, quando não há consequência para qualquer resposta emitida pelo rato. Conforme anexo 1 Prática NO.

MINUTOS

PRESSIONAR

A BARRA

FAREJAR

LEVANTAR

LIMPAR-SE

COMER

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com