TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada 7 De Psicologia Aplicada Ao Direito

Trabalho Universitário: Atividade Estruturada 7 De Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

PRODUTO/ RESULTADO

A violência é um mal que assola as comunidades que vivem em centros urbanos. Abrange toda e qualquer ação que é contrária as leis, a ordem pública e as pessoas. Muitas são as causas da violência, como: adolescentes desregrados e ilimitados pelos pais, crise familiar, reprovação escolar, desemprego, tráfico em geral, confronto entre gangs rivais, falta de influência política, machismo, discriminação em geral e tantas outras.

Apesar de todas as causas citadas acima, a mais expressiva é a má distribuição de renda que resulta na desigualdade social, privação de oportunidades, baixas condições de moradia e, até mesmo, uma educação deficiente. Diante de tais dificuldades, muitos vêem o crime e a ilegalidade como válvula de escape para seus problemas.

As comunidades mais atingidas pela violência urbana são as periféricas. Talvez o que explique tais fatos, seja a falta de atenção e investimentos dos governantes nas localidades que se encontram distantes dos grandes centros geradores de lucros ou dos grandes bairros de classe alta. Por não terem a atenção das autoridades competentes, os cidadãos dessas comunidades ficam a mercê da violência, se sentindo inseguros por conta do pânico que se espalha com a presença de traficantes, integrantes de gangs e criminosos. Por temerem por suas vidas e as de seus familiares, muitos acabam compactuando com as atitudes praticadas por esses indivíduos ou apenas deixam reinar a lei do silêncio, pois se sentem impotentes para denunciar o errado.

Existem autoridades que acreditam na solução da violência por meio de reforço policial, equipamentos de segurança e na invasão de regiões onde o tráfico se localiza, porém tais situações somente geram maiores problemas, pois nessas situações pessoas inocentes que são vítimas do ambiente em que vivem, acabam sendo “confundidas” e condenadas a pagar por algo que não cometeram. É certo que com o avanço da tecnologia e a modernização, as estratégias para combater a violência ganharam grandes reforços e isso trouxe benefícios notáveis. Porém, com o aumento constante da população, a dimensão das situações envolvendo violência acaba aumentando e torna-se necessário medidas mais eficazes.

Infelizmente, diante de situações atuais que vivemos, muitos meios de comunicação acabam divulgando de forma errado os resultados da violência. Tudo bem que o jornal policial tem sua importância. Mas o que vemos é uma população cada vez mais acostumada a presenciar mortes, assaltos, crimes em geral. Isso gera uma empatia da população diante de um grave problema social. Ao invés de noticiar buscando polemizar os fatos ou apenas pregar um certo sensacionalismo, deveriam investir em campanhas preventivas e educativas, assim, com certeza, os resultados seriam positivos.

Outro fator importante de comentarmos é o problema da violência dentro das escolas. O local separado para a criança, o adolescente e o jovem passarem uma boa parte do seu dia sendo educado, já não possui a mesma tranqüilidade que se espera. Muitos alunos e professores sofrem diariamente sendo vítimas da violência, seja ela física, verbal, moral, entre outras. Precisamos e políticas que reforcem a segurança nas escola, porém, também precisamos de profissionais capacitados para lidar com as situações que envolvam violência, tendo como preferência a prevenção.

A violência urbana engloba uma série de violências, como a doméstica, escolar, dentro das empresas, contra os idosos e crianças e tantos outras que existem e que geram esse temor e falta de segurança que se tem conhecimento. Inúmeras são as ideias e os projetos feitos para erradicar a violência urbana, porém, também é importante que cada cidadão assuma a tarefa de se autoanalisar para que a minúscula violência que se pratica seja eliminada a fim de que grandes violências sejam suprimidas pela raiz.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »