TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 7 Psicologia Aplicada Ao Direito

Pesquisas Acadêmicas: Atividade 7 Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO:

Reportagens

Brasil Escola » Psicologia » Atitude, Preconceito e Estereótipo » Reportagens

Reportagens Marcello de Andrade e Paula Dias ? JB ? 26/3/04.

Maioria dos moradores teme pela desvalorização dos imóveis, mas prefeitura dá andamento ao projeto.

O projeto de construção de uma escola, num condomínio do Itanhangá, tem sido motivo de preocupação para os moradores. Localizado na estrada de Jacarepaguá, em meio à Floresta da Tijuca, o condomínio Village da Floresta enfrenta a proposta da prefeitura de construir uma escola municipal de ensino médio em suas dependências. A maior parte dos moradores não concorda com a ideia. Eles temem pela desvalorização dos imóveis e pela segurança.

O deputado federal Eduardo Paes, a convite dos moradores, participou de duas reuniões no condomínio, na primeira quinzena de março. Paes prometeu analisar o caso perante à Secretaria de Educação. Agora, a decisão estará a cargo da Rio Urbe.

O terreno que poderá abrigar a escola tem cerca de 1.500 metros quadrados e atualmente abriga um jardim de eucaliptos e uma quadra de futebol society. Até 2002, todo condomínio na Barra era obrigado a ceder espaço para o poder público. O síndico Frederico Coutinho, entretanto, pondera que isso não significa que o local seja apropriado para abrigar uma escola.

O arquiteto e decorador Eder Meneghini, de 43 anos, aprova a instalação da instituição, que traria melhorias para o condomínio ? inclusive promovendo a pavimentação do local.

- As pessoas têm que entender que abrigaremos uma escola, e não um presídio. E as pessoas que compraram terrenos aqui, há 20 anos, sabiam que poderiam dividir espaço com uma escola ? ele diz.

A Secretária Municipal de Educação Sônia Mograbi, diz que o local deverá abrigar uma escola-padrão de ensino fundamental.

- O projeto está sendo elaborado. Tão logo fique pronto, será apresentado à comunidade, inclusive aos moradores do condomínio ? ela explica.

Bullying, a agressão silenciosa que cresce nas escolas

LAURA ANTUNES / O GLOBO / MAR-2004.

X, de 11 anos, começou a perder o interesse, no ano passado, em assistir às aulas na escola Municipal Embaixador João neves da Fontoura, em Rocha Miranda, e a apresentar uma tristeza profunda, detectada pelos professores. A razão estava dentro da própria sala de aula. X era constantemente ridicularizada pelos colegas por causa do cabelo crespo. O constrangimento, à primeira vista uma inocente brincadeira de criança, passou a prejudicar o desempenho da menina.

A humilhação sofrida por X é um caso exemplar de bullying ? comportamento agressivo apresentado por grupos de alunos contra um ou mais colegas em situação de desigualdade. Esse tipo de situação se tornou alvo de um amplo trabalho realizado por uma equipe da Associação Brasileira de Proteção à Infância e à Adolescência ? ABRAPIA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ibope e Petrobrás.

Durante o ano passado, 5875 alunos, entre 10 e 19 anos, da 5ª a 8ª série, de 11 escolas cariocas (nove municipais e 2 particulares), das zonas Sul, Norte e Oeste foram entrevistados. O resultado, segundo os responsáveis pelo estudo, impressionou: 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de bullying ? 16,9% como alvos, 10,9% como alvos e autores e 12,7% como autores.

A partir do resultado do levantamento ? que acabou transformado no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com