TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada 2

Exames: Atividade Estruturada 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 2

Compreender o desenvolvimento humano; descrever a formação do desenvolvimento humano; diferenciar as influências no desenvolvimento humano.

Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, e é claro que esta será uma das principais influências no desenvolvimento. Embora ainda haja discordâncias teóricas entre as abordagens que serão apresentadas adiante sobre o grau de influência da maturação biológica e da aprendizagem com o meio no desenvolvimento, o contexto cultural é o palco das principais transformações e evoluções do bebê humano ao idoso. Pela interação social, aprendemos e nos desenvolvemos, criamos novas formas de agir no mundo, ampliando nossas ferramentas de atuação neste contexto cultural complexo que nos recebeu, durante todo o ciclo vital.

As modificações dizem respeito à formação da identidade de cada ser humano. Compreendem ainda o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, físicas, das emoções, dos aspectos sociais como também a percepção de conceitos e formas.

Estágios da formação do desenvolvimento humano:

• Período Sensório-Motor (0 a 2 anos): Percepção das coisas, criação de laços afetivos e demonstração dos primeiros movimentos e reflexos. • Período Pré-Operatório (2 a 7 anos): Além de aprimorar os comportamentos anteriores a pessoa ainda desenvolve a fala e as habilidades físicas.

• Período das Operações Concretas (7 a 12): Aprimoramento das habilidades anteriores e também o desenvolvimento da capacidade de raciocinar e de decidir algumas questões mais simples.

• Período das Operações Formais (12 anos em diante): Capacidades e competências totalmente desenvolvidas. Nessa fase a pessoa agrega valores morais à sua conduta, além de conseguir tomar decisões mais complexas.

O desenvolvimento ou mudanças que ocorrem na vida das pessoas, acontecem através da influência de basicamente quatro aspectos. São eles: crescimento orgânico, maturação neurofisiológica, hereditariedade e estímulos ambientais.

Esse processo está ligado a nossa linha cronológica, ou seja, quando nascemos e somos criança, estamos passando pelo processo de aprendizagem. Já na fase da adolescência começamos a decidir coisas a partir do nosso próprio entendimento. E quando alcançamos a idade jovem e adulta nosso comportamento está completamente formado através de todos os conhecimentos e valores que acumulamos ao longo da vida.

Baseado em diversas abordagens da Psicologia (Cognitivo – Comportamental, Positiva, Organizacional), o Coaching trabalha os diversos modelos de formação do comportamento humano. Por isso, esta ciência é fundamental no processo de mudanças comportamentais e para a aceleração de resultados que a metodologia propõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com