TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Psicologia Juridica

Monografias: Atividade Estruturada Psicologia Juridica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

Nos dias atuais as crianças já nascem super informadas, já tem acesso a informação mesmo sendo crianças de baixo nível social, as informações vem de todos os lados, uma criança hoje de 3 anos, já sabe o que são vários conceitos ditos “novos” para os pais, como homossexualismo, casamento homoafetivos, meu filho de 6 anos, com 3 entendeu que minha sogras eram casadas e se amavam e criavam dois filhos, com uma naturalidade tão absurda que para mim com certeza nesta mesma faixa etária, seria totalmente diferente. São as chamadas gerações y, que crescem vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Mesmo uma criança muito pobre, tem acesso à infortmática nos colégios.

Mas também, tem muito mais acesso a criminalidade e ao meio em que vivem, sofrem influência direta do meio social, sofrem abandono afetivo desde muito cedo, pois algumas leis garantem que mães que não querem criar seus filhos possam deixá-los para adoção sem sofrer penas por abandono, o perfil do jovem que comete crimes hediondos hoje, com certeza é diferente do que cometia os mesmos crimes no passado, antes eles sofriam dos mesmos problemas, mas hoje esses problemas estão completamente agravados pela sociedade em que vivemos , aspecto econômico do país, aspectos políticos, acessibilidade.

Vários fatores influenciam na decisão da redução da maioridade penal, pois existe o fato de que o cérebro ainda não está completamente formado, pois estudos indicam que levam até 25 anos para se formar completamente, tem que se levar em conta a maturidade mental. O córtex pré-frontal é a última parte desse processo, mas responde por toda a nossa cognição: tomada de decisão, capacidade de avaliar riscos, planejamento de estratégias, etc. Só ao longo do desenvolvimento biológico ele aprende até onde é possível empurrar limites e ignorar regras. Por isso, um adolescente tende a fazer escolhas baseado mais na intensidade das emoções do que em análises racionais. O córtex pré-frontal também está ligado às relações interpessoais, à capacidade de se colocar no lugar do outro. Seja para compreender uma opinião divergente seja para se identificar com a dor alheia.

Além do fator biológico, há a influência do ambiente e do contexto em que o ser humano cresce.

O acesso às drogas ou às informaçõesé muito maior do que tínhamos antes. Existem as condições socioeconômicas e a estrutura familiar de um adolescente que comete um crime, nem sempre são adolescentes que vivem na pobreza, existem muitos filhos de figurões, ou adolescentes com acesso a informação, à boa educação, e por algum motivo, pode ser abandono afetivo, traumas da infância, algum fator que o faz ser um jovem inconsequente, que pode matar, pode pegar um carro beber e causar um acidente, fazer rachas com amigos, não ter a necessidade de trabalhar, então tem muito tempo livre pra “aprontar” e porque ele é resguardado pelo fator econômico, que pode depois ajudá-lo sem maiores complicações a resolver suas ações.

Alguns pesquisadores encontraram indícios de que o crime é algo transmitido geneticamente comparando famílias de condenados. Segundo esses, está nos genes a explicação para o fato de que entre a população carcerária é mais comum encontrar pessoas com parentes também envolvidos no crime. E há ainda as linhas de pesquisa que culpam a má nutrição pelo comportamento criminoso. Tem outra linha de pesquisa com foco no indivíduo procura as causas do crime na psique do criminoso.

Há ainda o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com