TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS): Psicologia Da Educação

Seminário: Atividade Prática Supervisionada (ATPS): Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Seminário  •  3.419 Palavras (14 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Psicologia da Educação

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Entregue como requisito para conclusão

da disciplina “Psicologia da Educação”,

sob orientação do

professor-tutor à distância

Campinas, Setembro 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Introdução

Os fatos que levaram a busca de um novo conceito educacional fizeram seus estudiosos a defender suas ideias e teses em pesquisas e observações e até mesmo com experiências para entender como acontece o processo de construção do conhecimento em cada individuo, e assim desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes, a fim de aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes na atualidade. Essa busca para entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo, fizeram de seus pesquisadores grandes homens da nossa história, pois os mesmo tinham como objetivo efetivar a promoção da aprendizagem, de uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Segundo os autores, Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.

SIGMUND FREUD

Nasceu em 06 de maio de 1856 na Checoslováquia, de origem judaica. Aos oito anos já lia Shakespeare e, na adolescência uma conferência, cujo tema era o ensaio de Goethe sobre a natureza ficou profundamente impressionado. Trocou a faculdade de Direito pela Medicina e interessou-se pela área de pesquisas. Iniciou seu trabalho sobre o sistema nervoso central, publicou vários artigos sobre cocaína. Especializou-se em doenças nervosas e criou interesse pela "histeria" e pela hipnoterapia praticada na época por Breuer Charcot. Os dois trabalhando juntos publicaram "Estudos sobre a Histeria" e na mesma época Freud conseguiu analisar um sonho seu que ficou conhecido como "O Sonho da Injeção feita em Irma", rascunhou "Projeto para uma psicologia Científica" somente publicada após sua morte. O termo psicanálise (associação livre) foi iniciado por ele após passar por um trauma com a morte de seu pai e começou com seu amigo WILHELM FLIESS a análise de seus sonhos e fantasias.

“A Interpretação de Sonhos" que Freud considerava um de seus melhores livros foi publicado para ser projetado no inicio do novo século, XX. Foi bastante hostilizado por seus colegas médicos, trabalhando em total isolamento. Deu inicio a análise de Dora, sua paciente e escreveu Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana, “publicando em 1901. Escreveu “ Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, "Os Chistes e sua relação com o Inconsciente", "Fragmento da análise de um caso de Histeria"; (neurose). Teve alguns seguidores como Alfred Adler, Carl Jung, que depois separaram-se de Freud e criaram suas próprias escolas, discordando da ênfase que Freud dava à origem sexual da neurose. (nervosismo, irritabilidade, excitação). Durante a Segunda Guerra Mundial Freud foi para a Inglaterra, mas suas irmãs foram assassinadas em campos de concentração. Freud ainda escreveu "Conferências Introdutórias sobre Psicanálise e há vários volumes da "Coletânea das Obras de Sigmund Freud, que entre outros temas, abrangia a teoria do trauma do nascimento.

Freud é considerado o PAI DA PSICANÁLISE, onde o paciente vai com ou sem hipnose, lembrando-se de seus traumas, durante a vida e libertando-se de seus sofrimentos e atitudes de irritabilidade, histeria etc... É muito utilizado hoje em dia, por psicólogos e até os novos parapsicólogos, que estão surgindo, usam também em grande escala a hipnose para recordações de vidas anteriores.

Freud lutou por muitos anos contra um câncer na boca e morreu por eutanásia (EUTANÁSIA - SEUS ÚLTIMOS DIAS, por Peter Gay) em 23 de setembro de 1939 com

grande influência na cultura do século XX. É de grande importância o estudo de Freud por psicólogos, psicanalistas e parapsicólogos, pelo estudo e entendimento para ajudar os pacientes do nascer e do passado-presente-futuro a fim de se manter e entender os meandros da vida emocional. Causas e conseqüências de determinadas atitudes de pessoas com tendência a irritabilidade, nervosismos, ataques de pânico, medos, etc. Tudo feito com o auxilio da hipnose.

Contribuições de Freud para a educação:

Bom, Freud foi o pai da psicanálise, e fez o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré- consciente e consciente, e logo após, chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e super ego. Id funciona como o inconsciente, o ego, o consciente e o super ego, funciona como uma censura, ligada as leis morais, uma pessoa que está bem com a sua mente, contém esse super ego, e os "doidos" passam por cima deste, descobrindo as leis morais (andar pelado na rua). Freud também dividiu nosso desenvolvimento em fases e achava que era emocional.

Era dividida em fases:

Fase oral- criança coloca tudo na boca.

Fase anal- produção individual (fezes da criança).

Fase fálica- descobrimos que nosso corpo nos da prazer, período de latência (Piaget)- há um intervalo na vida sexual.

Faze genital- descobrimos que o corpo de outra pessoa nos da prazer.

Ele foi muito importante para os professores, em que a fase da vida de cada individuo, ele esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com