TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades e Abordagens Teóricas do Psicólogo

Por:   •  20/4/2016  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

A psicologia nasceu na segunda metade do século XIX e desde então vem sofrendo mudanças principalmente nas novas áreas de atuação. Segundo Yamanoto (1987), área de atuação é definida como um conjunto de atividades que o psicólogo está habilitado à fazer.

As três áreas tradicionais da psicologia eram: clínica, escolar e industrial. Com o tempo e com o desenvolvimento de atividades, estas áreas foram identificadas como sete: Clínica e Avaliação Psicológica, Organizacional e do Trabalho, Educacional e Escolar, Social e Comunitária, Saúde e Hospitalar, Jurídica e Docência e Pesquisa.

Em 1980 foi feito um estudo com 2214 respostas, apontou que 66% dos psicólogos entrevistados atuavam em apenas uma área de atuação. Já em 2006, 61,7% dos psicólogos entrevistados atuavam em mais de uma área. A combinação nas áreas de atuação, também é uma realidade presente entre os psicólogos na atualidade, porém a área clínica ainda predomina dentro das áreas de atuação.

Porém, o que leva o psicólogo a se inserir em várias áreas de atuação? Em 1988, Bastos discutia que este fato poderia ser explicado pela fragilidade dos limites entre as áreas de atuação e a facilidade de movimentação entre elas. A variedade do mercado de trabalho e a insatisfação com a remuneração estão entre os motivos principais para a atuação em outras áreas.

Em relação à remuneração na área clínica, 47% dos entrevistados ganha entre 1 e 3 salários mínimos. Na área escolar, 46% ganham entre 3 e 5 salários mínimos. Já na área organizacional, 61% ganham 5 salários mínimos e 12% ganham 7. Na área da saúde, cerca de 74% ganham até 5 salários mínimos. Em contra partida a área da docência, cerca de 13% dos entrevistados ganha 15 salários mínimos.

A diferença de salários pode ser explicada a partir de que a área clínica, por exemplo, é o campo da psicologia que mais atrai profissionais, principalmente os recém formados e aqueles que desejam ser autônomos. Porém a baixa remuneração nesta área pode ser explicada a partir do fato que, muitos psicólogos trabalham em locais alugados, além do pagamento da supervisão dos casos clínicos e impostos necessários para regularização do exercício profissional. As taxas de pagamento de consulta também é um fator que influencia, principalmente nos primeiros anos de experiência. Cerca de 47% dos entrevistados se encontram trabalhando em consultórios alugados ou próprios. E por último, o fato que, os psicólogos recém formados, não possuem pós graduação, mestrado ou doutorado.

Já na área da docência, a melhor remuneração pode ser explicada a partir de dados coletados que 33% dos entrevistados são mestres e 64% doutores. Levando em consideração também que 85% dos entrevistados trabalham como assalariado, ou seja, não possuem gastos com alugueis e despesas de consultório. Dos docentes, cerca de 31,8% estão fortemente concentrado nas instituições de ensino particulares e 21,6% nas publicas, mas conciliam suas atividades com consultórios particulares.

A partir da análise do artigo, é possível compreender que a psicologia contemporânea, expandiu em várias áreas de atuação, podendo ser conciliadas entre consultórios, área escolar, da saúde, organizacional, do esporte, docência, entre outras. Mostrando que, o psicólogo possui ampla capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com