TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA EM ABORDAGENS SOCIOPOLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA

Trabalho Universitário: A ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA EM ABORDAGENS SOCIOPOLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 10

A ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA EM ABORDAGENS SOCIOPOLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA

Fernanda Assunção Germano

Claudia Cristina Santos de Andrade

Eliete Barros

RESUMO

O presente artigo discute a proposta da atividade teórico- prática desenvolvida pela disciplina Abordagens Sociopolíticas da Educação, componente curricular do primeiro período dos cursos de licenciatura da Faculdade de Tecnologias e Ciências a Distância – FTC EAD. Com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica do professor e o papel da educação na sociedade contemporânea, considerando a situação de vulnerabilidade e risco social, como fatores que contribuem para o baixo rendimento escolar, para a defasagem idade/série e, em última instância, para a reprovação e a evasão escolar; foi sugerido a analise de temas como: o trabalho infantil, violência domestica e sexual. Nesse contexto, as ferramentas utilizadas pela educação à distância ocupam lugar de potencializador da interação dos discentes, vez que através dos diversos mecanismos disponíveis no ambiente virtual evidenciamos a prática do debate, da articulação e participação democrática dos egressos desta instituição.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade teórico-prática, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Sociologia, Vulnerabilidade Social, Educação, Aprendizagem Cooperativa Apoiada por Computador.

ABSTRACT:

This article discusses the proposal of the theoretical-practical activity developed by Socio-political Approaches of Education, curricular component of the first period of licentiate courses at the School of Technology and Sciences - Distance Learning (FTC EAD). Aiming to reflect on the practice of teacher education and the role of education in contemporary society, considering the situation of vulnerability and social risk as factors that contribute to poor academic performance, age/grade difference and, ultimately, failure and dropping out, it was suggested to analyze topics such as: child labor, domestic violence and sexual abuse. In this context, the tools used by distance education have ranked as potentiating the interaction of students, whereas through the various mechanisms available in the virtual environment we note the practice of debate, democratic collaboration and participation of the graduates of this institution.

KEYWORDS: Theoretical-Practical Activity, Virtual Learning Environments, Sociology, Social Vulnerability, Education, Computer-Supported Cooperative Learning .

INTRODUÇÃO

Estamos inseridos numa sociedade desigual, permeada pela cultura individualista e regida por um sistema globalizante, responsável principal pela homogeneização da cultura fazendo crescer a articulação de diferentes movimentos de afirmação do direito à diferença e à vulnerabilidade social, onde, na maioria das vezes, vemos modificadas todas as redes de relações sociais e deturpados valores tão significativos no âmbito familiar, escolar e no social.

Envolvidos neste processo encontra-se, também, o professor que, muitas vezes vê-se perdido a tantos desafios impostos a ele numa sociedade contemporânea. Logo, uma sociedade que vem sofrendo alterações profundas e, às vezes, tão bruscas, necessita de um educador que esteja engajado com a realidade de seus alunos e acima de tudo atento ao seu desenvolvimento, não somente cognitivo, mas acima de tudo, emocional. Não podemos compreender, numa sociedade dinamicamente em fase de transição, uma educação que leve este ser a posições quietistas. Necessitamos, sim, de uma educação que o leve a uma nova postura diante dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

Partindo dessa premissa, foi proposto como principal objetivo na aplicação da Atividade Teórico-Prática - ATP, na disciplina Abordagens Sociopolíticas da Educação, a compreensão de como o diálogo sobre a vulnerabilidade social contribui na formação do futuro educador. Como caminho para socialização dessa aprendizagem, além da análise de vídeos educativos e discussão coletiva, o aluno das licenciaturas tinham a seu dispor o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA como espaço de socialização das ideias e de mediação da aprendizagem.

Segundo Rosa (2003) ao tratar-se de educação a distância online, na qual o professor não está presente, realmente, mas a intervenção tem de ser feita via material didático, por exemplo, entende-se que é justamente esse material que deverá criar a situação desafiadora, à qual o aluno responderá autonomamente, construindo sua autoaprendizagem.

A atividade tem em si a sua necessidade, pois é claro para todos os educadores a “intromissão” dos problemas sociais em nossas salas de aula. Estas invadem a prática educativa de tamanha forma que não nos compete mais, estarmos omissos a essas questões. Assim, ao analisar o contexto sócio-econômico, a proposta da atividade na disciplina consegue dialogar com o sistema educacional que tenta promover uma educação de qualidade, mas sem levar em conta a sociedade caótica e discriminatória, que na maioria das vezes não leva em conta a violação dos direitos da criança e do adolescente.

A disciplina Abordagens Sociopolíticas da Educação através desta atividade visou analisar o contexto social e econômico percebendo a importância da funcionalidade do sistema educacional para promoção de uma educação de qualidade que assegure a proteção social e, como foi dito acima, a prevenção às situações de ruptura dos direitos da criança e do adolescente.

Compreender como o diálogo sobre a vulnerabilidade social contribui na formação do aprendizado deste futuro educador, em formação, foi o nosso norte quando pensamos na aplicação da ATP, inserida no AVA, para os cursos de licenciatura em EAD da Faculdade de Tecnologia e Ciência no primeiro semestre de 2010, visto que os AVAs surgem com a finalidade de atendimento às necessidades de crescimento da Educação a Distância agregando diversas ferramentas interativas e atrativas despertando no aluno em EAD um interesse epistemológico mais apurado.

Segundo Almeida (2003), o ensino com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem significa: planejar e propor atividades que propiciem a interaprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno; disponibilizar materiais de apoio com o uso de múltiplas mídias e linguagens; ter um professor que atue como mediador e orientador do aluno; incentivar a busca de fontes de informações e a realização de experimentações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com