TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fundamentos

Monografias: Atps De Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de educação à distância Polo-Pirituba.

Curso: Serviço Social. 3º Semestre

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social.

Participantes:

• Johnny Robson Fernandes Pereira Nota: RA: 6791410378

• Patrícia da Silva Farias Nota: RA: 6945440798

• Jerusa Martins P. do Nascimento Nota: RA: 6788423689

• Márcia Batista Rosa Araujo Nota: RA: 6915399710

• Michelly de Lima Cavalcante Nota: RA:6942017452

• Maria das Graças V.. Martins Nota: RA:6951466744

Professora: Ms. Elaine Cristina Vaz Vaes Gomes.

Pirituba - São Paulo, 25 /03 / 2014

Movimento de Reconceituação do Serviço Social

A pesquisa desenvolvida mostra uma grande mudança que o Serviço Social teve em busca de desvinculação do conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Passando a ter uma reflexão sobre este movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e deixando de lado o Serviço Social "Tradicional. “Construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria de frente com a realidade Social”. movimento de Reconceituação trouxe ao Serviço Social possibilidade de uma nova identidade profissional com ações voltadas as demandas da classe trabalhadora. Um movimento de renovação do Serviço Social surge nas sociedades Latino-americanas, a partir da década de 1960,com a manifestação de denúncia e contestação do Serviço-Social Tradicional. A importância do movimento para o Serviço Social Brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional em busca de formação qualificada, com técnicas e fundamentação teórica, onde possa ter uma intervenção com o surgimento do Código de Ética Profissional que faz uma opção clara pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e seus interesses.

Teorização e metodologia do Serviço Social. Em 1967,1970 e1978.Araxá,Teresópolis e Sumaré representou um marco histórico no Serviço Social os quais a profissão refletia sobre suas bases e praticas .e a sua repercussão foi enorme principalmente os dois primeiros documentos do seminário. O documento de araxá (da) foi traduzido para o inglês e espanhol. A revista belga Service Social Dans e Monde, publicou uma resenha em Francês e a informação social de Portugal em Português. A revista argentina Hoyene servicio social com

tiragem de 10,000 exemplares. Publicou a tradução em espanhol E com isso varias personalidades ligadas ao Serviço Social se manifestaram sobre o assunto como a Dr. Carolina were dos estados unidos e o secretario geral da federação internacional de assistentes sociais. O documento de Teresópolis também foi traduzido para o espanhol esses documentos eram o produto de estudo de um grupo pequeno de profissionais.

Quanto ao seminário de Sumaré (1978) não foi seguido por, motivo de força maior .

O objetivo destes trabalhos é uma analise dos relatórios desses encontros para permitir uma visão maior quanto ao pensamento dos assistentes sociais entre nós. Querendo deixar claro que o documento de Araxá, Teresópolis e Sumaré mas principalmente os dois primeiros refletem sobre ideias e a prática do Serviço Social naquele momento e não podem ser tomados como orientação para o momento atual ou para o futuro.

O positivismo é uma corrente científica que foi solidificada no século XIX. O “Positivo” a que se refere o termo de positivismo entende como sendo fatos que evidentemente engloba apenas aquilo que se pode contar medir, pensar ou no limite, algo que se possa definir por meio de uma experiência.

Citado a corrente do Direito, no século XX, podemos ver que esse ponto foi fundamental compreender o positivismo que se desenvolveu e o modo como se encaminhava as criticas na área da teoria do direito.

De acordo com o contexto de Positivismo no Brasil, a primeira manifestação aconteceu em 1844 através da apresentação do Drº Justiniano da Silva Gomes de sua tese de medicina na faculdade na Bahia, com um plano e método de um curso de Filosofia. Com tudo a Primeira manifestação Social do positivismo data de 1865, com a publicação das obras de Francisco Antônio Brandão Junior, sobre a escravidão no Brasil.

A escravatura no Brasil. Precedida de um artigo sobre a agricultura e colonização no Maranhão.

Em 1870 surgindo o positivismo em meio à política, a partir deste momento iniciam-se as primeiras divisões no calendário Filosófico-Religioso, na mesma época o movimento do espírito humano se volta para a Europa.

Inicialmente o positivismo foi importante para criar uma mentalidade científica geral, Sul – Americanas. Aos poucos como instrumentos teóricos a ser utilizado na transformação da realidade concreta.

De acordo com a constituição dos Países Latinos Americanos, em 1981 iniciou-se um movimento de Criticas ao positivismo e ao seu funcionamento, de acordo com a visão Marxista.

O positivismo no Brasil já surge com divisões de grupo, de Pierre Lffitte, com Ortodoxia da religião da humanidade, mostrando o seu papel unificador e o de Paul-ÉmileLittré que buscava a emancipação do espírito, considerando o eterismo como a única possibilidade que caminha a um autentico positivismo, desprezando e religião da humanidade proposta.

“O grande marco do positivismo no Rio de Janeiro foi Benjamin Constant Botelho de Magalhães (formado em ciências físicas e matemática), na escola normal da qual é fundador, e na escola Militar, onde ensina a juventude as bases do positivismo.

Segundo Netto a ditadura militar proporcionou o fortalecimento do conservadorismo no interior do da profissão ainda que sob uma direção fascista imposta por essa conjuntura possibilitando a renovação da categoria profissional.

Há uma necessidade de combinação entre o conhecimento cientifico através das ciências sociais positivistas para instrumentalização técnica do fazer profissional. O Assistente Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com