TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fundamentos

Monografias: Atps De Fundamentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 4 – Fundamentos

- Área de Atuação: A importância do Serviço Social nos dias de hoje.

O assistente social é o profissional responsável pelo bem-estar no meio social, desenvolvendo, para isso, projetos e programas de origem privada ou pública, com o objetivo de promover ações para melhorar a condição de vida e de conscientização da população. Com a intenção de diminuir as diferenças, promover projetos de saúde, saneamento e etc. O assistente Social faz a integração do indivíduo na sociedade sabendo desses direitos fornecidos. Podendo atuar em diversas áreas, como o setor público ou privado, ONG’S, orfanatos entre outros, sempre visando o bem-estar, a inclusão social e o cumprimento dos direitos humanos. Como o assistente social trabalha com indivíduos, há certas características que o assistente social deve ter, para que consiga atuar de forma correta. Deve ter conhecimentos psicológicos, além de ter habilidades para lidar com pessoas, ter paciência, sensibilidade, ser detalhista, capacidade de observação, visão de projeto ,interesse pelos comportamentos humanos, capacidade de organização, pró-atividade, consciência social e capacidade de compreensão. E com isso surgem varias demandas, como o desemprego, a desigualdade social, miséria, o trabalho escravo e infantil, a falta de acesso à saúde, educação, a violência e suas multe formas, entre outras mais, representa a fragilidade de toda a sociedade.

São esses alguns locais de trabalho do assistente social e o público no qual ele atende: Assistência infanto-juvenil: trabalha junto à orfanatos, verificando as condições de saúde, alimentação, educação e higiene das crianças; fiscaliza adoções e auxilia na integração da criança à nova família; elabora projetos de amparo às crianças em comunidades carentes, entidades e fundações; trabalha em juizados em casos de adoção, guarda disputada na justiça ou maus tratos.

Empresas públicas: elabora e supervisiona projetos de inclusão social e melhoria na qualidade de vida da população carente e também analisando a condição de trabalho dos funcionários públicos.

Empresas privadas: trabalha junto ao funcionário, fiscalizando as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho.

Área de saúde: trabalha em projetos de prevenção de doenças endêmicas e epidêmicas, elaboração de campanhas contra o alcoolismo e o tabagismo, além de campanhas contra as drogas. Também é de responsabilidade do assistente social programas de redução de danos causados pelo alcoolismo e pelas drogas, além do acompanhamento e da assistência aos doentes e suas famílias nos hospitais

ONGs ( Organizações não-governamentais): na fiscalização do cumprimento dos direitos humanos.

Penitenciárias: trabalha junto aos internos, elaborando projetos de profissionalização e reintegração do indivíduo à sociedade.

As dificuldades e desafios do assistente social; A ausência de equipes de referência fragiliza muito a política de assistência social, pois os recursos humanos são a “matéria-prima” no planejamento, na elaboração, na execução e avaliação da política de assistência social. Essa falta de recursos humanos tem implicado em condições inadequadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com