TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Atps Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 13

NTRODUÇÃO

Este trabalho te por finalidade apresentar os conceitos de Gestão de Conhecimentos, quais tipos que podem ser aplicados em uma empresa, e quais os benefícios;

A Gestão do Conhecimento implica,adoção de práticas gerenciais compatíveis com as conclusões anteriores sobre os processos de criação e aprendizado individual bem como a coordenação sistêmica de esforços em vários planos: organizacional e individual, estratégico e operacional, de normas formais e informais.

Etapa1

Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão. No caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviços de interesse da sociedade.

Há uma década, DRUCKER (1999) já alertava para o fato de que o trabalho se tornava cada vez mais baseado no conhecimento. “Somente a organização pode oferecer a continuidade básica de que os trabalhadores do conhecimento precisam para serem eficazes. Apenas a organização pode transformar o conhecimento especializado do trabalhador em desempenho”. Porém, avançou-se muito pouco sobre como se deveria gerenciar o conhecimento.

Iniciativas como a criação do Departamento de Informação Corporativa, INC, Núcleo de Gestão do Conhecimento, NCT e a modernização das ferramentas de contato com os clientes (twiter, facebook e outras mídias siciais ) geram um ambiente favorável para a adoção de uma proposta mais abrangente de Gestão do Conhecimento. O objetivo desta nossa abordagem é oferecer para as empresas onde atuamos uma idéia sobre conceitos e práticas da Gestão do Conhecimento presentes na literatura especializada, divulgá-los na empresa e assim colaborar com o entendimento sobre esta vertente da gestão das empresas. Gestão do Conhecimento é, sobretudo, um exercício de reflexão. O conhecimento é uma informação que muda algo ou alguém, provocando uma ação que torna um indivíduo ou uma instituição mais eficiente.

O tripé que sustenta a gestão do conhecimento: pessoas + processos + tecnologia, na realidade, raramente é visto de maneira integrada nas organizações e aponta a existência de um fosso separando a gestão por processos da gestão do conhecimento. Nesse sentido, é importante destacar que é necessário que o “conhecimento” ou o “capital intelectual” esteja vinculado aos processos críticos da organização para que as expectativas dos gestores não sejam frustradas, mesmo que as melhores ferramentas para gestão do conhecimento sejam implantadas.

A essência do Benchmarking

A essência do benchmarking é o processo contínuo de comparar a estratégia da empresa, produtos, processos com os dos líderes mundiais e organizações best-in- class.

O objetivo é aprender a excelência alcançada, e depois de sair para igualar e até mesmo superar justificação lo.O reside, em parte, a pergunta: "Por que reinventar a roda se eu posso aprender com alguém que já tenha feito isso" No entanto, de Benchmarking não é uma panacéia que pode substituir todos os outros esforços de qualidade ou processos de gestão.

A evolução do Benchmarking

O método pode ter evoluído no início da década de 1950, quando W. Edward Deming ensinou aos japoneses a idéia de controle de qualidade. Outras inovações gerenciais americanas seguiram. . O melhor exemplo é o da Toyota Motor Corporation seguindo os passos de Ford Motor Corporation embora com a adaptação da Ford sistema Just-in-case para o sistema Just-in-time da Toyota. O termo "análise comparativa", no entanto, não foi inventado por esse tempo. O termo "análise comparativa" surgiu quando a idéia tomou solo nos EUA durante a década de 1980, quando a Xerox, a Ford e a Motorola tornou-se pioneiros da aferição nos EUA. Robert Camp, o engenheiro de logística que iniciou programa de benchmarking da Xerox e que é geralmente considerado como o guru do movimento de benchmarking, define: "Benchmarking é a busca por melhores práticas da indústria que conduzem ao desempenho superior". O caso Xerox A empresa inventou a copiadora em 1959 e manteve um monopólio virtual por muitos anos depois disso. "Xerox" se tornou um nome genérico para todas as fotocopiadoras. Em 1981, no entanto, as empresas de mercado encolheu para 35%, como IBM e Kodak desenvolveu máquinas high-end e Canon, Richo e Savin dominou o segmento low-end do mercado. A empresa instituiu o plano de melhoria da qualidade, o que resultou em um tremendo progresso e sobrevivência da organização. Este plano de melhoria de qualidade mais tarde ficou conhecido no mundo como Programa Benchmarking. A abordagem da Xerox focada em processos-chave, ao invés de simplesmente nos produtos acabados, e destacou elementos distintivos desses processos que representaram a superioridade do produto. . estratégia de benchmarking da Xerox reconheceu que muitos processos não são exclusivos de uma única indústria, e não que as comparações precisam ser estritamente limitados aos seus concorrentes. Xerox e outras benchmarkers agora acreditam que os avanços revolucionários são mais prováveis de ocorrer, adaptando as lições aprendidas com os líderes operam em indústrias completamente diferentes. Xerox aferido ambas as empresas, dentro e fora da indústria. O exemplo específico é LLBean, catálogo vendedor de equipamento externo para a melhoria do sistema de distribuição com base na mesma. O processo de benchmarking resultou em: problemas de qualidade de corte em dois terços, custos de fabricação cortadas ao meio, a tarefa de desenvolvimento de cortar em dois terços, mão de obra direta cortar em 50% e funcionários das empresas cortar em 35% enquanto o aumento no volume. Deve-se notar que todas essas melhorias não foram resultado direto de aferição pelo contrário, tornou-se o clima causa para a mudança e melhoria contínua seguido como resultado natural.

O que você entende por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia a dia da sua organização? José Vieira (Academia Acquativa). O mercado globalizado exige tomada de decisões com alta velocidade, demandando da Gestão do Conhecimento foco em resultados e menos informalidades, principalmente com ênfase em acessar idéias, intuições, descobertas ou visões e torná-las organizadas e operacionais, assim como na otimização dos processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com