TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Sociedade

Casos: Atps Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Texto 1

Evoluções no quadro familiar.

No decorrer da história assistimos à várias mudanças no âmbito familiar, tanto no seu interior quanto na sua relação com a sociedade. Áres descreve mudanças significativas ocorridas a partir do século XVI, onde se ver um processo de nuclearização da família, acompanhada da individualização de seus membros que reivindicaram uma progressiva privacidade. Mas somente a partir da idade moderna, a família conjugal do século XIX tinha uma marca de “divisão”.

Nos séculos XVIII e XIX, a família moderna, a família nuclear substitui um modo de produção baseado na mão de obra da família extensa. Entretanto, é no século XIX, que a família burguesa, a unidade doméstica, compõe-se, sobretudo de pai, mãe e filhos repartindo uma unidade habitacional. A esta família privatizada corresponde uma concepção de unidade de moradia extremamente setorizada e compartimentada.

Etapa 2

Texto 2 e 3

Novas interferências na estrutura familiar.

Por volta do século XX revelaram-se novas posturas e pensamentos, fazendo com que muitas mudanças surgissem. A mulher passa a trabalhar fora com a finalidade de aumentar a renda familiar, ampliando seu campo de trabalho e passando a participar de atividades educativas, profissionais, culturais, artísticas e políticas. Após duas décadas modificou de forma suave para alguns, porém para outros não. As transformações que aconteceram e ainda estão acontecendo com a família moderna é situasse no onograma da mesma.

Hoje em dia é notório um grande número de divórcios, e novos casamentos vêm acontecendo trazendo um desajuste na estrutura familiar. Os pais separados e com filhos, quando se casam novamente a família convive com outra situação de parentesco, completamente diferente com uma nova reconstrução. A tecnologia é um forte aliado no que se diz respeito a interferência familiar.

Etapa 3

Texto 4

Demanda para o serviço social.

A família independente das estruturas e das funções sociais assumidas, adquire o papel de mediadora entre os sujeitos e a sociedade. A família passou por transformações no processo sócio histórico, favorecendo assim as suas contradições. A família que é provedora de cuidados, apoio e proteção de seus membros, também precisa ser cuidada e protegida.

As famílias que não conseguem cumprir este papel entram no processo de exclusão social, tornando assim demanda para o serviço social onde o Profissional deve em sua ação desnaturalizar todas as formas de descriminação, promovendo a garantia dos direitos dos cidadãos, possibilitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com