TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuantes em escolas do ensino fundamental

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

2 Método

 2.1 Participantes

 Participaram deste estudo alunos, professores ( diretores e vice-diretores) atuantes em escolas do ensino fundamental, da rede estadual, em um município, com cerca de quatrocentos 550 mil habitantes, do interior Goiano. Todos os participantes eram do sexo feminino e masculino, sendo que a maioria dos docentes (70%) encontrava-se na faixa etária de 06 anos a 25 anos, enquanto 30% dos gestores apresentava idade na faixa de 25 a 50 anos. Os docentes e os diretores estavam vinculados a três instituições educacionais abertas à inclusão, atendendo a alunos de diferentes bairros, duas localizadas na periferia e uma na região central da cidade.

2.2 Materiais

 Foi utilizado um roteiro de questões orientadoras para a entrevista semiestruturadas com o psicólogo social, além de um gravador para o registro da entrevista. Utilizou-se também um termo de consentimento informado, que foi assinado pelo participante, contendo os objetivos e explicitando outras normas éticas da pesquisa, redigido de acordo com a Resolução de dezembro de 2000 do Conselho Federal de Psicologia e com o que dispõe a Lei Nacional sobre a Pesquisa com seres humanos. Além de observação dos pesquisadores.

2.3 Procedimentos

Após obter a lista de escolas junto os orientadores da Faculdade Anhanguera de Anápolis, a pesquisadora fez um levantamento sobre as instituições que apresentavam alunos com necessidades especiais inseridos no ensino regular. Depois de contato telefônico com diretores e feitas algumas visitas a escola, foi selecionada em que os diretores aceitaram participar e que atendiam ao número máximo de participantes definidos no projeto da pesquisa.  

Cabe mencionar que o psicólogo escolar ainda não faz parte do quadro de profissionais que atuam nas escolas da rede estadual de ensino do estado de Goiás. No entanto, a escola selecionada apresentava algum tipo de contato prévio com psicólogos (escolares ou não) por meio de projetos de extensão universitária ou com profissionais liberais que ministraram palestras e/ou que forneceram suporte psicopedagógico a alunos que apresentavam dificuldades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com