TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psic Organizacional Do Trab

Casos: Psic Organizacional Do Trab. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho AV1

O filme Tempos Modernos retrata com muita propriedade o momento histórico da Revolução Industrial. O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora.

1 – Nesse filme, Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seje. E nada parece escapar.

a) Fazendo analogia com as iniciais teorias que pensaram o trabalho humano, como você analisa a cena:

“O momento do intervalo do almoço em que o operário derrama a sopa do colega”.

2 – Destaque uma cena do filme “Tempos modernos” em que o personagem demonstra estar motivado pelas necessidades que serão atendidas.

Quando Carlito vê no jornal que acabou a greve e que a fábrica está contratando funcionários, e ele sai otimista de casa prometendo a jovem órfã com quem havia feito uma amizade, que aquela seria a grande oportunidade da vida deles de terem uma vida digna.

b) Essa cena destacada pelo grupo articula-se com que escola da organização do trabalho humano e com qual teoria específica. Por que?

Com a escola clássica e a teoria da administração. Pela maneira que eram tratados os empregados de fábricas, como verdadeiros escravos, com mais deveres do que direitos, sendo forçados a trabalhar com movimentos repetitivos, como se fossem máquinas.

A teoria da administração tinha como funções básicas dos administradores: Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle. O que eles visavam era a economia com os empregados, e a exploração dos mesmos, afim de obter maior resultado na execução das tarefas e o controle do comportamento padrão dos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com