TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autores Da Psicologia

Ensaios: Autores Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

James Mill

Concebia a mente como algo exclusivamente mecânico.

John Stuart Mill

Síntese criativa: noção de que ideias complexas, formadas de ideias simples adquirem novas qualidades. A combinação dos elementos mentais cria um conjunto maior ou diferente do que a soma dos elementos originais.

Johannes Müller

Sua teoria de energia especifica dos nervos, afirmava que cada nervo sensorial possuía energia especifica própria. Esta teoria foi muito importante para a aproximação de fisiologia da psicologia.

Pierre Flourens

O referido autor conclui que. O cérebro controlava os processos mentais mais elevados, parte do cérebro médio controlava os reflexos visuais e auditivos, o cérebro, a coordenação e a medula do batimento cardíaco, a respiração e outras funções vitais.

Marshall Hall

Foi pioneiro na investigação do comportamento por reflexo através da observação de animais. Chegou a conclusão de que os diversos níveis de comportamento tem origem em diferentes partes do cérebro e do sistema nervoso.

As descobertas de Hall e Flourens chegaram ao método de extirpação, que significa a retirada do órgão cerebral de um animal morto.

Franz Josef Gall

Estudos sobre a parte externa do cérebro.

Gustav Fritsch e Eduard Hittig

Criou a técnica de estímulos elétricos, que consiste na exploração do córtex cerebral, aplicando pequenos choques elétricos para observara resposta motora.

Paul Broca

Extirpação com cadáveres humanos

Método clinico, que era um exame pós-morte das estruturas do cérebro para detectar áreas lesionadas e responsável pelo comportamento do individuo, antes de sua morte, através da autópsia e que foi desenvolvido em 1861.

Thomas Hobbes

“Para que serve o coração, senão uma mola, os nervos, senão outras tantas cordas, as juntas, senão outras tantas rodas, imprimindo o movimento ao corpo todo”

Mecanismo

Doutrina para qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passiveis de explicação pelas leis da física e da química.

Reducionismo

É a doutrina que explica os fenômenos em um nível (como as ideias complexas) no que se refere a fenômenos em outro nível (como as ideias simples).

Determinismo

Doutrina que afirma que os atos são determinados pelos fatos passados.

Empirismo

É a busca do conhecimento mediante a observação da natureza e a atribuição de todo conhecimento a experiência.

John Stuart Mill

Síntese criativa: noção de que ideias complexas, formadas de ideias simples adquirem novas qualidades. A combinação dos elementos mentais cria um conjunto maior ou diferente do que a soma dos elementos originais.

James Mill

Concebia a mente como algo exclusivamente mecânico.

David Hartley

Associação por contiguidade e por repetição: ideias ou sensações que ocorrem juntas, simultânea ou sucessivamente, tornam-se associadas, de modo que a ocorrência de uma resulta na ocorrência da outra.

David Hume

Descreveu três leis de associação:

a-) semelhança – quanto mais semelhantes forem duas ideias mais rápido serão associadas.

b-) contiguidade –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com