TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava ambiente virtual

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS -

 UNIDADE 3

CURSO DE PSICOLOGIA

                                          PROJETO INDISCIPLINAR

[pic 1]

Ismênia Raquel Cristina da Silva                          RA: 8075834055

Campinas, 09 de Abril de 2015


Introdução

 Na atividade descrita, foi observado durante o período de 30 minutos, a situação rotineira de uma criança aparentemente com 6 anos de idade em um ambiente social a qual ela frequenta.

A criança observada encontra-se em um grupo com outras crianças na faixa etária entre 3 á 6 anos de idade.

O ambiente a qual esta inserida, é um templo (igreja), onde normalmente aos domingos pela manha, tem ensinos religiosos, chamados de “escola bíblica dominical”. As crianças são separadas dos adultos, assim como os adolescentes e jovens; cada faixa etária em uma sala.

O responsável pela aprendizagem das crianças ensina-lhes as historias bíblicas de forma diferente, com gestos, fantoches, demonstrações de desenhos e varias outras formas.  As crianças precisam de algo que chame sua atenção, para compreender e entender o que a tia (responsável) quer lhes dizer.

 

Analise de observação

Processos Psicológicos Básicos II

     Segundo os autores estudados “a aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devido à experiência”. (livro PLT)

     Na aprendizagem associativa, aprendemos associar dois estímulos (como no condicionamento clássico) ou uma resposta e suas consequências (como no condicionamento operante). Na aprendizagem por observação, aprendemos assistindo as experiências dos outros.

     Na cena observada, há aprendizagem de condicionamento operante, pois a responsável diz a esta criança observada que se ela se comporta ganhara uma bala quando acabar a “escolinha”. E aprendizagem de condicionamento clássico, pois a criança se comporta, sentando se na cadeira e ficando quieta na esperança de ganhar a bala. Também a aprendizagem por observação por parte das outras crianças, que ao observa a cena com aquele coleguinha se comportam, pois também querem ganhar balas.

     Uma melhor alternativa para esta situação, seria a responsável conversa com esta criança separadamente, propondo outro tipo de recompensa, que seja do agrado da criança, mas que ela tenha que se comporta em todas outras “escolinhas”.

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

     Segundo os autores estudados na psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente, a criança observada encontra-se na segunda infância.

     A criança apresenta uma capacidade em rápido desenvolvimento de controlar sua atenção e comportamento, pois nessa fase, a rede neural cerebral cresce com mais rapidez nos lobos frontais, o que possibilita o planejamento racional.

     Seus aspectos físicos apresentam se normais, a criança não aparenta nenhum tipo de deficiência, altura e peso aparentemente normais, acompanhando sua idade e é do gênero masculino.

     Em seus aspectos cognitivos a criança tem uma linguagem clara, comunicativa, esta sempre atenta ao que acontece em seu redor, porem apresenta-se inquieta sempre se levanta sem necessidade, mas responde de forma clara tudo que lhe é perguntado, é obediente quando chamam sua atenção, sempre tira suas duvidas com a “tia” mostra-se bastante curioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (396.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com