TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Estado Mental

Artigo: Avaliação Estado Mental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O exame do estado mental é a pesquisa sistemática de sinais e sintomas de alteraões do funcionamento mental, durante a entrevista psiquiátrica. As informações são obtidas através da observação direta da aparência do paciente, da anamnese, bem como do relato de familiares e outros informantes como atendentes, amigos, colegas ou até mesmo autoridades policiais. O exame do estado mental não deve ser realizado apenas pelos psiquiatras, mas deve fazer parte do exame clínico do paciente, independente da sua morbidade. É essencial não só para o diagnóstico de possíveis transtornos psiquiátricos, como pode também oferecer indícios importantes de transtornos neurológicos, metabólicos, intoxicações ou de efeitos de drogas.

Para fins didáticos e de forma arbitrária, divide-se o funcionamento mental em funções na seguinte ordem: Consciência, Atenção, Sensopercepção, Orientação, Memória, Inteligência, Afetividade, Pensamento, Juízo Crítico, Conduta e Linguagem. Além da facilidade mnemônica (CASOMI APeJuCoL), esta ordenação proporciona maior facilidade no diagnóstico de síndromes específicas através da observação de grupos de funções alteradas. O primeiro grupo, CASOMI, destaca as Síndromes Cerebrais Orgânicas, por exemplo, nos estados de delirium estão alteradas as primeiras quatro funções: Consciência, Atenção,

Sensopercepção e Orientação; e nos casos de Demência, a Memória e a Inteligência. O segundo grupo (APeJuCoL), por sua vez, altera-se nas Síndromes Psicóticas e nos Transtornos do Humor.

Esta revisão pretende explicar de forma clara e sucinta cada uma das funções mentais, conceituando-as, descrevendo a forma como avaliá-las bem como suas alterações. Também serão destacados os transtornos nos quais as funções mentais quais estão alteradas com mais freqüência.

1 - ASPECTOS DO PACIENTE NA ENTREVISTA INICIAL

Inicia-se com uma descrição sumária sobre o local onde se realiza a entrevista (hospital, posto de saúde, consultório particular). Em seguida, descreve-se o motivo pelo qual está sendo realizada (avaliação para internação hospitalar ou tratamento ambulatorial, diagnóstico, consultoria), seguindo-se de impressões sobre o paciente registradas pelo entrevistador:

1.1-APARÊNCIA:

Deve-se observar o modo do paciente de andar, sua postura, roupas, adornos e maquiagem utilizados, sua higiene pessoal, cabelos alinhados ou em desalinho, atitude (amigável ou hostil), humor ou afeto predominante, modulação afetiva, sinais ou deformidades físicas importantes, idade aparente, as expressões faciais e o contato visual. O ideal é que seja feita uma descrição precisa, de maneira que o leitor possa visualizar a aparência física do paciente no momento do exame. Uma postura encurvada pode sugerir afeto triste, assim como desleixo no modo de vestir-se. Já o uso de roupas estravagantes e o excesso de adornos fazem pensar em mania ou características histéricas de personalidade. Uma pessoa com uma doença crônica ou com um grande sofrimento (por exemplo: depressão) pode aparentar uma idade maior do que a real, enquanto que pacientes hipomaníacos, histriônicos ou hebefrênicos podem parecer mais jovens. Pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com