TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Psicológica e o Trânsito

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Avaliação Psicológica voltada para a Psicologia do Trânsito

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar e explicar como a avaliação psicológica é importante para a psicologia do trânsito. Serão abordados assuntos como: o que é avaliação psicológica no contexto do trânsito, porque a avaliação psicológica é obrigatória para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), suas definições e como ela é utilizada.

Desenvolvimento

A Avaliação Psicológica é uma função privativa do psicólogo e, como tal, encontra-se definida na lei 4.119, de 27 de agosto de 1962 (letra "a", do parágrafo 1º do artigo 13). Para muitos, a avaliação psicológica remete à idéia de aplicar teste psicológico e a psicotécnica. Atualmente, o psicólogo utiliza estratégias de avaliação psicológica, com objetivos bem definidos, para encontrar respostas a questões propostas com vistas à solução de problemas.

O conceito de avaliação psicológica é amplo e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, para criar as condições de aferição de dados e dimensionar esse conhecimento (Alchieri & Cruz, 2003). Segundo Cunha (1993, p.5), o psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados.

A utilidade e a exigência da avaliação psicológica estão fundamentadas na necessidade de que a atividade do ser humano deve ser responsável, isto é, ele deve dar conta do que faz, no sentido de poder afirmar que seus atos são legítimos, benéficos e condizentes com o investimento dos recursos da natureza e da sociedade de que ele faz uso. E para tal aferição devem ser utilizadas técnicas apropriadas de avaliação que, obviamente, precisam ser variadas, considerando a gama enorme de tipos de atividades e de processos psicológicos envolvidos nela.

Por sua vez, os testes psicológicos são apenas uma destas possíveis técnicas de avaliação, úteis e prioritárias em certas áreas e objetivando certos fins, mas ineficazes e perigosas em outras áreas. Disto resulta que a avaliação psicológica deve se constituir num processo integrado, utilizando aquelas técnicas mais apropriadas para diagnosticar e/ou prognosticar fenômenos psicológicos, visando alguma intervenção.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no uso de suas atribuições, publicou a resolução 267, de fevereiro de 2008, buscando disciplinar, de forma mais consistente, a realização dos exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica. De acordo com essa resolução, o psicólogo deverá aferir, por métodos e técnicas psicológicas, os seguintes processos psíquicos:

  1. Tomada de informação;
  2. Processamento da informação;
  3. Tomada de decisão;
  4. Comportamento;
  5. Autoavaliação do comportamento;
  6. Traços de personalidade.

Uma das questões propostas ao psicólogo refere-se ao Sistema de Trânsito.

A Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro e do Conselho Nacional de Trânsito. Foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia e é fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Psicologia, pois se trata de uma atividade exclusiva dos psicólogos.

A Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito é um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos dos indivíduos. É um processo de conhecimento do outro de forma científica e especializada. Dentre os instrumentos psicológicos utilizados para a avaliação psicológica encontram-se os testes, entrevistas, questionários e observações. Para os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a entrevista individual e os testes psicológicos são obrigatórios para a realização da avaliação psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com