TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 8

                 [pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 

CAMPUS TIJUCA

CURSO DE PSICOLOGIA 


ESTÁGIO SUPERVISIONADO BÁSICO IV

Professor(a):     FRANCISCO D. MENDES TAKAHASHI

POR

CAMILA FRANKLIN

CONSUELO DE MAGALHÃES

GABRIELLA CARDOSO

LILIAN CID NELSON RIBEIRO DA SILVA

VITÓRIA FRAZÃO



RIO DE JANEIRO

2021.1


CAMILA FRANKLIN  
20202102664

CONSUELO DE MAGALHÃES
 20202100022

GABRIELLA CARDOSO
20201105513

LILIAN CID NELSON RIBEIRO DA SILVA
20181102195

VITÓRIA FRAZÃO
20201103529

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

                         

Professor:  FRANCISCO D. MENDES TAKAHASHI

      Rio de Janeiro

2021.1

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................pág. 4
  2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................pág. 5

2.1. Obesidade e Cirurgia Bariátrica .............................................................pág. 5

2.2. Avaliação Psicológica …………………………………..............................pág. 7

2.2.1. Recursos utilizados na avaliação psicológica .....................................pág. 7

3. CONCLUSÃO…………………………………………………............................pág. 10

4. REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................pág. 12

  1. INTRODUÇÃO

A cirurgia bariátrica é um procedimento que consiste na redução de parte do estômago ou do intestino de pacientes que estão com excesso de peso. A escolha do tema se deu por ser um procedimento que cresce a cada ano, e pelo fato da obesidade estar entre os maiores problemas de saúde pública no mundo (OMS, 2019).

O Brasil é o segundo país em volume de cirurgia bariátrica, depois dos Estados Unidos, o que mostra a relevância desse procedimento no combate a obesidade. O número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil aumentou 84% ao passar de 34.629 em 2011 para 63.969 em 2018, segundo balanço feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A indicação para realização da cirurgia bariátrica está baseada em quatro critérios: índice de massa corporal, idade, doenças associadas e tempo de doença. Além disso, o paciente precisa passar por uma avaliação psicológica para fazer a cirurgia, já que o procedimento é altamente agressivo, exigindo do paciente modificações alimentares, psicológicas e comportamentais na fase pré e pós-operatória.

O trabalho vai apontar a importância da avaliação psicológica para o sucesso da cirurgia bariátrica. Além de efetuar uma revisão da literatura de como vem sendo realizada a avaliação psicológica do paciente bariátrico, considerando alguns estudos realizados sobre o assunto.

A metodologia adotada para pesquisa foi a bibliográfica. O grupo realizou uma ampla pesquisa no banco de publicações do Pubmed e Scielo, sem delimitação de período. Palavras consultadas: "psychological assessment", "bariatric surgery", “cirurgia bariátrica”, “obesidade mórbida”, “avaliação psicológica para cirurgia bariátrica”.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Obesidade e Cirurgia Bariátrica

Desde o início do século XXI, mais de um bilhão de pessoas apontava a questão do sobrepeso da população mundial, atingindo aproximadamente trezentos milhões de adultos obesos e mencionando que, num futuro próximo, 60% dessas pessoas apresentarão algum problema de saúde relacionado à obesidade, (OMS, 2009).

A obesidade está relacionada a questões multifatoriais, desde aqueles de ordem genética até os de ordem socioambiental e psicológicas, os quais 95% ou mais dos casos estão estreitamente interligados ao estilo de vida do indivíduo. A obesidade mórbida ou severa é acompanhada de uma série de complicações que comprometem a saúde de maneira geral e põe em risco a vida do indivíduo. Entre essas complicações estão os distúrbios cardiovasculares, ortopédicos, digestivos, endócrinos, dermatológicos e respiratórios (OMS, 2009).

A OMS classifica a obesidade baseando-se no IMC (índice de massa corporal). Assim, considera-se obesidade quando encontra-se acima de 30 kg/m². Quanto à gravidade, a OMS propõe a seguinte classificação: obesidade grau I, quando o IMC está entre 30 e 34,9 kg/m²; obesidade grau II, quando o IMC está entre 35 e 39,9 kg/m²; e obesidade grau III, quando o IMC ultrapassa 40 kg/m².

O cerne do tratamento para obesidade baseia-se em mudanças de hábitos alimentares com acompanhamento nutricional e inclusão de exercícios com finalidade de aumento do gasto calórico (MANCINI & HALPERN, 2002). Entre as décadas de 60 e 70, foi utilizada no Brasil a técnica cirúrgica de derivações jejuno-ileais do tipo Payne (1969), como alternativa de tratamento da obesidade. Mas, os resultados se apresentaram limitados e trazendo muito risco para o paciente.  

Apenas em 1980 o cirurgião americano Edward E. Mason, considerado pai da cirurgia bariátrica, introduz o conceito de restrição gástrica, que levou ao desenvolvimento de técnicas como o baypass gástrico, gastroplastia horizontal e gastroplastia vertical com anel de polipropileno (SBCB). Os principais objetivos da cirurgia bariátrica ou metabólica são a perda de peso, controle de comorbidades, qualidade de hábitos alimentares, desenvolvimento em aspectos psicossociais e qualidade de vida (VAN HOUNT & VAN HECK, 2009). Nesse sentido é recomendado um atendimento multidisciplinar para o paciente candidato a cirurgia bariátrica, com objetivo de avaliar e orientar o paciente portador de obesidade mórbida em programas de cirurgia bariátrica (SBCB, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com