TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação psiquiátrica do paciente

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação psiquiátrica do paciente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Psiquiatria

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma". A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que aborda a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas orgânica ou funcional. São exemplos de doenças: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, demência e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras. O principal foco é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. E, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapias, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica, como testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem que podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. No Brasil, para uma avaliação auxiliar com aplicação de testes psicológicos, deve-se procurar um psicólogo, que é o profissional autorizado para isso. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias. Os medicamentos psiquiátricos são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra, embora também possa ser utilizada por outros profissionais de saúde mental, como Psicólogos e Psicanalistas. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou internação. Em casos de paciente com sofrimento grave, e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar. Os transtornos mentais são descritos por suas características patológicas, ou psicopatologia. Muitas doenças psiquiátricas ainda não têm cura, outras têm curso breve e poucos sintomas, e outras são condições crônicas que apresentam importante impacto na qualidade de vida do paciente, necessitando de tratamento a longo prazo ou por toda a vida. A efetividade do tratamento varia em cada paciente.

A Pratica da Psiquiatria

A psiquiatria é praticada por médicos com cuidado na saúde mental por meio de tratamento através de modelo biomédico das perturbações psíquicas. Os psiquiatras podem realizar exame físico, solicitar análises laboratoriais como Eletroencefalograma (EEG), Tomografia Computadorizada (CT), Ressonância magnética (RM) e PET (Tomografia por emissão de pósitrons). O profissional tem que avaliar o paciente em busca de problemas médicos que possam ser a causa da perturbação mental.

As Subespecialidades

Alguns psiquiatras especializam-se em pedopsiquiatras (especialistas em crianças e adolescentes) e psicogeriatria (especialistas em problemas psiquiátricos dos idosos). Tem também os psiquiatras forenses, que redigem laudo de sanidade (tanto em casos civis quanto criminais) e se especializaram no tratamento de criminosos e pacientes que apresentam periculosidade. A Associação Brasileira de Psiquiatria reconhece as seguintes subespecialidades em psiquiatria: Psiquiatria da infância e adolescência ou Pedopsiquiatria; Psiquiatria forense; Psicogeriatria que é a psiquiatria da terceira idade; Psicoterapia; e a Inter consulta em hospital geral ou psiquiatria de Ligação.

As Áreas de Estudo

Psicopatologia que estuda os comportamentos anormais; Emergência Psiquiátrica ou atendimento de casos críticos como doentes em crise (psicose, tentativa de suicídio); Psiquiatria da Infância e Adolescência que atende problemas específicos desta faixa etária (autismo, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade); Psiquiatria Geral que é o estudo e atendimento em adultos (depressão nervosa, esquizofrenia); Psiquiatria da terceira idade, especializada no atendimento de problemas como Mal de Alzheimer e manifestações psíquicas da Síndrome de Parkinson; Psicoterapia; Toxicodependência ou abuso e dependência de drogas, lícitas e ilícitas; Psiquiatria de ligação, que diz respeito ao atendimento de sintomas psíquicos em doenças de outros sistemas, especialmente em doentes internados em hospitais gerais (por exemplo, delírio causado por reações à anestesia ou à baixa oxigenação em doentes cardíacos); Psiquiatria forense; Epidemiologia psiquiátrica, que estuda risco e prevalência de doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com