TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BATERIA FATORIAL DE PERSONALIDADE (BFP)

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 7

Testes

BATERIA FATORIAL DE PERSONALIDADE (BFP)

Dos autores Carlos Henrique Nunes, Claudio Hutz & Maiana Nunes, publicado pela editora Casa do Psicólogo/Pearson.

a. Possui o modelo dos Cinco Grandes Fatores como fundamentação teórica, e inclui as dimensões Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura a Experiências.

b. Segundo a SATEPSI, o público alvo são adolescentes e adultos, com indicação para pesquisa, avaliação clínica e psicodiagnóstico, avaliação no contexto da psicologia do trabalho e organizacional, avaliações de triagem em instituições de saúde, orientação profissional, Psicologia Forense, Psicologia Escolar e Educacional, e avaliação neuropsicológica.

c. As evidências de validade do instrumento foram buscadas por meio da sua relação com outras variáveis, com indicação de seis diferentes estudos além da análise da dimensionalidade.

Ely, P., Nunes, M. F. O., & Carvalho, L. F. Avaliação Psicológica, 2014, 13(3), pp. 419-426. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5115068

d. A idade da amostra normativa foi de 10 a 75 anos. Para o estudo normativo contou-se com uma amostra de 6599 pessoas, sendo a maioria estudantes universitários ou de ensino médio, provenientes de 11 estados brasileiros de 4 regiões.

INVENTÁRIO DE PERSONALIDADE NEO REVISADO (NEO PI-R)

Dos autores Carmem Flores-Mendoza, Ricardo Primi, Elisabeth do Nascimento, & Carlos Henrique Nunes, publicado pela editora Vetor.

a. Possui o modelo dos Cinco Grandes Fatores como fundamentação teórica.

b. Segundo a SATEPSI, o público alvo são de pessoas de 18 a 60 anos, com escolaridade mínima correspondente ao ensino médio completo.

c. A precisão do instrumento na amostra brasileira foi avaliada pelo método da consistência interna (Alfa de Cronbach) e da correlação teste-reteste, com os coeficientes de todos os domínios tendo ficado acima de 0,80. As facetas também apresentaram coeficientes aceitáveis (de 0,60 a 0,91), embora algumas tenham apresentado coeficientes baixos, como franqueza (0,58), sensibilidade (0,48), ações variadas (0,55) e valores (0,54). Já a validade do NEO PI-R foi verificada por meio da análise de suas correlações com outro teste de personalidade Escalas de Personalidade de Comrey (CPS) - que avalia oito traços de personalidade, sendo alguns deles correlatos aos fatores avaliados pelo NEO PI-R. Os resultados obtidos levaram à conclusão de que os construtos avaliados pelo teste obtiveram suporte interpretativo. O instrumento também reúne evidências favoráveis de validade associadas às correlações entre os itens e subescalas com critérios externos (nível de religiosidade, convicção política, satisfação, auto-avaliação no trabalho, realização de trabalho voluntário, nível socioeconômico e renda (Costa Jr. & McCrae, 2007).

Thadeu, Sayonara Helena, Ferreira, Maria Cristina, A validade da avaliação psicológica em um processo seletivo na área de segurança pública.. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación - e Avaliação Psicológica [en linea] 2013, 2 [Fecha de consulta: 22 de junio de 2019] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=459645436007> ISSN 1135-3848

d. A idade da amostra normativa foi de 16 a 74 anos. A normatização foi realizada com uma amostra de 1353 sujeitos, predominantemente de Minas Gerais (63,2%), seguido por São Paulo (17,9%), Santa Catarina (9,7%) e outros estados (9,2%).

QUATI - Questionário de Avaliação Tipológica

Do autor José Jorge Zacharias, publicado pela editora Vetor.

a. Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. Modelo junguiano de tipologia – tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos. Baseado na visão arquetípica e intimamente ligado a todo conjunto da psicologia analítica.

b. Segundo a SATEPSI, o público alvo são pessoas de 18 a 34 anos, utilizado para orientação profissional.

c. Em relação às pesquisas de validação, o manual apresenta um estudo de 1999 com 1188 sujeitos que responderam ao QUATI e, após a correcção, responderam a um questionário contendo as descrições dos tipos psicológicos e solicitando que o participante indicasse quão bem aquela avaliação o descrevia. O índice de concordância dos participantes foi acima de 95%. Outro estudo, de 2003, investigou a precisão do instrumento pelo método teste-reteste, obtendo índices que variaram de r=0,60 a r=0,86, e também a validade por meio de correlação com o teste Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), igualmente baseado na tipologia de Jung. As correlações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com