TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BEHAVIORISMO - bock

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 3

BEHAVIORISMO

Segundo Bock (2002), o Behaviorismo do termo inglês behavior que significa comportamento, foi criado por John B. Watson. Essa tendência teórica também é chamada de Comportamentalismo, Teoria do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.

Ainda segundo Bock, para Watson o comportamento era objeto da Psicologia, onde o objeto que se observa podem ser retratados em diferentes condições e situações. Essas característica levou a Psicologia a ser vista como ciência. Watson buscava a construção de uma psicologia sem alma e sem mente, que fosse capaz de prever e controlar. O behaviorismo foi sendo modificado, e hoje comportamento não e mais visto como uma ação isolada, mas sim uma interação entre o sujeito e o ambiente que ele age. Portanto, behaviorismo é o estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações desse individuo, que é produto e produtor dessa interação, e o ambiente. Há duas razões que podem explicar esses termos: a razão metodológica, o modo de investigação método experimental e analítico; e a razão histórica que são os termos escolhidos, popularizados e generalizados.  

De acordo com Bock (2002), o mais importante behaviorista que veio depois de Watson foi B. F. Skinner (1904-1990). O Behaviorismo de Skinner conhecido como behaviorismo radical, através da analise experimental desenvolveu o conceito de comportamento operante.

Antes Skinner começou seu estudo do comportamento pelo comportamento respondente, que é o chamado reflexo, comportamento "não-voluntário", são interações estimulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionados, ou seja,  os eventos ambientais provocam uma resposta automática do organismo, independente se aquilo foi aprendido ou não, ou se antes não foi respondido.

Já o Comportamento Operante, que segundo Keller in Bock, são "... todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor.", ou seja, são as respostas conscientes do individuo, através da sua ação sobre o meio e o efeito que essa ação causou.

Reforço é a consequência que respondida altera a probabilidade dessa resposta ocorrer novamente. Ele pode ser, um reforço positivo, que aumenta a possibilidade da resposta acontecer novamente, ele oferece algo ao organismo ; e reforço negativo, que aumenta a possibilidade da reposta acontecer em uma proporção menor ou removendo um estimulo aversivo para controlar a resposta, ele retira algo indesejável ao organismo.

Ainda Segundo Bock, existem os reforços primários, que são os reforçadores para todos, exemplo, água, alimento, afeto, etc.; os reforços secundários, que são aqueles que sua função é ligada temporariamente com os primários; e os reforços generalizados, que os reforços secundários ligados a muitos outros, exemplo, dinheiro, aprovação social, etc.

Dentro do Reforçamento negativo há dois processos importantes:

Esquiva: processo no qual os estímulos aversivos são separados por um tempo, onde o individuo possa executar um comportamento que previna ou reduza a ocorrência do próximo estimulo aversivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com