TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia De Wallon

Artigo: Bibliografia De Wallon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

BIOGRAFIA DE HENRI WALLON Henri Wallon nasceu em Paris na França em 1879. Aos 23 anos, formou-se em Filosofia e, aos 29 anos, em Medicina.

Na primeira Guerra Mundial, atuou como médico do exército francês.

Em 1925, fundou um laboratório para pesquisa e atendimento às crianças deficientes.

Viveu em Paris até sua morte, em 1962. A principal motivação de sua vida foi estudar as crianças e os caminhos de sua inteligência.

Buscou relacionar seus estudos sobre a evolução da criança com a Educação.

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo, mas as emoções das crianças para a sala de aula.

Baseou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade; movimento; inteligência e a formação do eu.

*AFETIVIDADE

É um dos principais elementos do desenvolvimento humano. As emoções têm papel fundamental no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o ser humano exterioriza seus desejos e suas vontades. A emoção é altamente orgânica, altera a respiração, os batimentos cardíacos e até o tônus muscular.

A raiva, a alegria, o medo, a tristeza e os sentimentos mais profundos ganham função relevante na relação da criança com o meio. A emoção causa impacto no outro e tende a se propagar no meio social.

* MOVIMENTO

As emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. A escola infelizmente insiste em imobilizar a criança numa carteira, limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessária para o desenvolvimento completo da pessoa.

*INTELIGENCIA

O desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada uma faz as diferenciações com a realidade exterior. É na solução de confrontos que a inteligência evolui. Wallon diz que o sincretismo(mistura de idéias num mesmo plano), é fator determinante para o desenvolvimento intelectual.

* O EU E O OUTRO

A construção do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro. Seja para ser referência, seja para ser negado. Principalmente a partir do instante em que a criança começa a viver a chamada crise de oposição, em que a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Isso se dá aos três anos de idade, a hora de saber que “EU SOU”. Manipulação; sedução e imitação do outro são características comuns nessa fase.

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO

Segundo a teoria de Wallon, a evolução da espécie humana fez do homem um ser geneticamente social, desenvolvendo nele aptidões específicas. A criança, desde seu nascimento, é um ser simultaneamente biológico e social. Ele considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio que esta imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor integrados.

Para Wallon, cada etapa do desenvolvimento está caracterizada por uma atividade preponderante. Em cada estágio existe um conflito especifico que a criança deve resolver e, o seu desenvolvimento, é balizado por crises que são reestruturações do comportamento infantil. O estágio não tem uma base cronológica, mas baseia-se em uma sucessão funcional.

Os estágios propostos pela psicogenética walloniana são:

*IMPULSIVO-EMOCIONAL (0 a 1 ano)

O principal foco é a emoção, instrumento privilegiado de interação da criança com o meio. O estágio é dividido em dois momentos.

-impulsividade motora (0 a 3 meses); exploração do próprio corpo.

-emocional (3 a 12 meses); já é possível reconhecer padrões emocionais diferentes: alegria e medo, etc... forma de comunicação pelo próprio corpo.

* SENSORIO-MOTOR OU PROJETIVO ( 1 a 3 anos)

As principais características desse estágio são o andar e o falar.

Com o andar pode medir distância, ampliando a sua liberdade do espaço físico de ir e vir por si mesma. Reconhecimento de si mesma e dos objetos, maior relação com o meio, com a linguagem, aparece a possibilidade da objetivação dos desejos, permitem à criança antecipar, combinar, calcular, imaginar e sonhar.

É a fase de descoberta e exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com