TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henry Wallon

Artigo: Henry Wallon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  1.029 Visualizações

Página 1 de 5

BIOGRAFIA

Henri Wallon nasceu em 15 de junho de 1879, em Paris, seu pai era Paul Alexandre Joseph filho de Henri-Alexandre Wallon seu avô. Passou a ser reconhecido devido ao seu estudo científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, voltado à infância. Decorrente de sua formação, Henri marcou presença em grandes postos no mundo universitário francês, em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.

Se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seus mecanismos e relações mútuas, a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.

Em 1899, Wallon é aprovado na Escola Normal Superior. Ao longo de sua vida sempre foi visível a sua intimidade com a educação. Aos 23 anos, em 1902 formou-se em Filosofia pela Escola Normal Superior, e em 1908 formou-se em Medicina.

No ano de 1908 a 1931 fez trabalhos com crianças portadoras de deficiência mental onde deu início ao seu primeiro trabalho, Délire de persécution. Le délire chronique à base d'interprétation (“Delírio de perseguição. O delírio crônico na base da interpretação”), publicado em 1909. Na mesma época entre 1914 serviu durante alguns meses como médico no Exército francês.

Em 1920, passou a ensinar na Universidade de Paris em Sorbonne. Entre 1920 e 1937, foi encarregado de conferências sobre a Psicologia da Criança na Universidade de Sorbonne e em outras instituições de ensino superior.

Publicou sua tese de doutorado intitulada L'enfant turbulent (“A Criança Turbulenta”) em 1925 onde de inicio a uma forte produção literária na área de Psicologia da Criança. Em 1927, Wallon foi nomeado diretor de estudos da École Pratique des Hautes Etudes (Escola Prática de Estudos Avançados) onde criou o Laboratório de Psicobiologia Pediátrica no Centro Nacional de Pesquisa Científica. Trabalhou como médico de instituições psiquiátricas, ao mesmo tempo em que construiu e fortificou cada vez mais seu interesse pela Psicologia da Criança.

Wallon atuou como professor do Collège de France, no Departamento de Psicologia da Infância e Educação, no período de 1937 a 1949. Sua última publicação foi em 1945 do livro Les origines de la pensée chez l'enfant (“As origens do pensamento na criança”)

PRINCIPAIS IDÉIAS

A psicogenética Walloniana propõe cinco estágios para o desenvolvimento da criança que são descontínuos e assistemáticos

• Estágio Impulsivo – emocional que abrange o primeiro ano de vida. Foca na preparação das condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar). A emoção dá um colorido único a esta fase.

• Estágio Sensório-motor e projetivo – vai até o terceiro ano. Se difere do estágio anterior, neste predominam as relações cognitiva com o meio ( inteligência prática simbólica).

• Estágio do personalismo – cobre a faixa dos três aos seis anos, a tarefa principal é o processo de formação da personalidade, definindo o retorno da predominância das relações afetivas.

• Estágio Categorial- se inicia-se aos seis anos e traz importantes avanços no plano da inteligência, imprimindo às suas relações com o meio autoritário da aquisição do conhecimento.

• Adolescência – a crise pubertária da fim a “tranqüilidade” afetiva que caracterizou o estágio categorial e impõe a necessidade de uma nova definição dos contornos da personalidade. Este processo traz questões pessoais à tona, morais e existencial, numa retomada da predominância da afetividade.

Para Wallon o predomínio do caráter intelectual corresponde às etapas em que a exaltação está na elaboração do real e no conhecimento do mundo físico. A predominância do caráter afetivo, correspondem às etapas que se prestam à construção do eu.

Estes processos ocorrem no indivíduo sempre de duas formas; de maneira centrípeda, quando o predomínio é de impulsos afetivos e voltados para si mesmo. De forma centrífuga, quando o predomínio é de impulsos cognitivos e voltados para o meio ambiente exterior.

Para proceder a essas análises, Wallon elaborou um método baseado na psicologia genética e no materialismo dialético (concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com