TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve histórica da psicologia científica e suas áreas de investigação

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 1- Breve histórica da psicologia científica e suas áreas de investigação

Atividade 1

1- “Qual a razão de sua alegria?”

R: Nesta colocação, a palavra “razão” se refere ao motivo e a causa, ou seja, a justificação.

2- “O coração tem razões que a própria razão desconhece.”.

R: Neste caso, a “razão” apareceu como uma faculdade de julgar ou avaliar.

3- Para você, a razão é inata ou adquirida? Justifique sua resposta.

R: As duas coisas, porque nascemos com princípios que podem ser mudados através das experiências vividas.

Atividade 2

Retome a última questão respondida na atividade 1. Compare o que você escreveu com as ideias do tópico “O surgimento da filosofia” e faça uma síntese das três posições a respeito da teoria do conhecimento.

R: Essas três posições a respeito da teoria do conhecimento são ideias nas quais os psicólogos se apoiam para construir uma explicação sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Assim, se pensarmos que o ser humano vem ao mundo desprovido do que quer que seja o meio ambiente será o único responsável por aquilo que a criança irá se tornar. Se ao contrário acharmos que a criança já vem ao mundo com determinadas ideias, então a maturação biológica se responsabilizará pelo desenvolvimento psicológico. Mas se concordarmos com a visão de Kant e entendermos que o sujeito vem ao mundo com possibilidades, mas tem um longo trabalho psicológico a ser feito, então a visão do desenvolvimento humano será a de uma intensa troca com o mundo.

Atividade 3

Com base no texto que você acabou de ler, comente a afirmativa abaixo relacionando a com um dos pressupostos colocados no texto.

“Se meu aluno não está ainda pronto para aprender algumas noções de álgebra, espero um pouco mais para que ele fique mais maduro.”

R: Segundo a teoria de inatista-maturacionista, os fatores hereditários ou de maturação são predominantes para o desenvolvimento da criança, ou seja, deixar para depois o que esteja relacionado com a experiência.

Atividade 4

Com base na leitura feita, descreva dificuldades ou facilidades que você já encontrou em seu percurso como aluno e que poderiam ser melhor compreendida a luz dos conhecimentos advindos da Psicologia da educação.

R: Como estudante posso dizer que tive uma aprendizagem em curvas, ou seja, com altos e baixos, com facilidades e dificuldades na aprendizagem. A aprendizagem flui bem quando o professor teoriza e depois exemplifica para que compreendamos o assunto, na disciplina de matemática funciona bem, mas para isso você deve ter conhecimentos prévios. Tive muita dificuldade em aprender os sinais na sexta série, só fui compreender melhor, quando por conta própria aprendi a tabuada e com uma colega mais capaz entendi o mistério o mais e menos, nesse caso a psicologia interacionista sócio histórica de Vygotsky encaixou bem, através da zona de desenvolvimento proximal.

agora o ensino Médio fui muito sofrível, peguei uma escola em crise, quase não tinha professores, resultado: desisti e só voltei alguns anos depois a estudar no sistema de supletivo particular, que tinha os conteúdos muito resumidos, com uma aprendizagem bem raza. Nesse caso o problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com